terça-feira, 22 de abril de 2014

Frederico critica apoio do BNDES a novo porto no Uruguai.


Se assinado o financiamento, porto de Rio Grande pode sofrer enormes prejuízos


O líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes criticou na tarde de hoje (22/04), durante pronunciamento da Tribuna da Assembleia Legislativa, a construção de um superporto no Uruguai que pode levar para o país vizinho grande parte da produção escoada atualmente hoje e acarretar prejuízos para o porto de Rio Grande. Frederico lembrou que o terminal em Rocha, Uruguai, está prestes a ser financiado com dinheiro dos brasileiros através do BNDES.


Antunes destacou que a grande mídia anunciou hoje que a cada dia que passa crescem os rumores do apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à instalação de um porto na localidade. O apoio do banco poderia chegar a US$ 1 bilhão. O progressista lembrou que em entrevista ao jornal uruguaio República, em janeiro, o presidente uruguaio, José Mujica, afirmou que o Brasil financiaria 80% do porto, que deve começar a ser construído em 2015.

Frederico disse ainda que caso seja concretizada essa operação, os portos do Sul e Sudeste, em especial o porto de Rio Grande, irá perder relevância. "Rio Grande tem condições de se tornar esse superporto. Em vez de investir no Uruguai, o governo Dilma e o BNDES deveria direcionar os recursos para melhorar a infraestrutura no nosso porto de Rio Grande. Não faz sentido ajudar a criação de um porto concorrente tão próximo do nosso porto gaúcho", finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário