sexta-feira, 5 de setembro de 2014

FREDERICO PEDIRÁ PREFERÊNCIA PARA VOTAÇÃO NA CCJ DE PROJETO QUE INCLUI NOVOS SERVIÇOS AO IPE SAÚDE




O Projeto de Lei Complementar 159/2014, de autoria do deputado estadual Frederico Antunes (PP), que propõe a inclusão de nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas no quadro de prestadores de serviço do IPE-Saúde está apto a ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

O parlamentar adiantou que pedirá preferência para a votação do projeto, com parecer favorável do deputado Edson Brum (PMDB), na sessão marcada para a próxima terça-feira (09). Uma vez aprovado na Comissão, ele ganha o aval legal para ser apreciado no plenário do Legislativo gaúcho. “Estamos trabalhando bastante para que esta proposta possa ser votada com rapidez pelos deputados e que, assim, possamos incluir esses serviços da mais alta relevância entre os ofertados pelo IPE”, disse o deputado, que vem se reunindo periodicamente com lideranças das áreas de fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional para a formatação da proposta.

Conforme Frederico, o objetivo da integração dos novos serviços ao plano de saúde é abrir espaço para novas abordagens de tratamento capazes de contribuir para a redução dos índices de morte e doenças generalizadas entre os usuários. “Tanto os nutricionistas quanto os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm um papel extremamente importante para ajudar a preservar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos. Portanto, nada mais justo que agregá-los entre o rol de serviços disponíveis aos usuários do IPE-Saúde”, argumenta o líder do PP. Conforme o texto, as condições para a cobertura das especialidades será objeto de resolução específica pelo conselho Deliberativo do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs).

De acordo com dados do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CNR2), as chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) respondem por 72% das mortes no País, e por 75% dos gastos do Sistema Único de Saúde. No Rio Grande do Sul, 59,9% dos homens têm excesso de peso e 17,8% são obesos. Entre as mulheres, os índices de excesso de peso e obesidade estão em 49,3% e 19%, respectivamente. “Esses dados alarmantes mostram o tamanho da importância do trabalho de prevenção”, disse Frederico.

Para o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do RS (Crefito 5), Fernando Prati, a inserção dos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional no IPE Saúde não apenas contribuiria para melhorar o atendimento aos segurados, como também traria uma redução considerável nos custos no Estado com o tratamento de doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário