quinta-feira, 28 de abril de 2016

ENERGIA EÓLICA


O Coordenador da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, pelo desenvolvimento do setor, Deputado Frederico Antunes integrou, na manhã desta quinta-feira (28), o Grupo de Trabalho que debateu o setor e as perspectivas do mercado de energia eólica, em nível estadual e federal, assim como no comparativo com a produção desta fonte alternativa de energia, no Uruguai e na Argentina. Também foram detalhadas questões técnicas do leilão de energia nova, que será realizado amanhã. Para este leilão, estão habilitados 80 projetos do Rio Grande do Sul, totalizando 1,8 GW.

A respeito dos investimentos previstos para o Estado,7 novas subestações de transmissão de energia elétrica, já foram adquiridas ou estão sendo negociadas pela Eletrosul, que fazem parte do Lote A, leiloado em 2014. Algumas delas são consideradas estratégicas para o incremento da potência instalada de eólica, como as de Santana do Livramento e Candiota. O diretor Celso Brites, ressaltou ainda a integração com as equipes da FEPAM na agilização das licenças ambientais.

Frederico Antunes salientou a importância do Estado se unir técnica e politicamente, no sentido de garantir que esses os investimentos de 3 bilhões de reais, da Eletrosul, fiquem em solo gaúcho.

"Temos um grande potencial de geração e até de exportação de energia eólica, principalmente na região da fronteira oeste, mas não temos ainda a infraestrutura de transmissão adequada. Por conta deste gargalo, há um grande risco dos investimentos irem para outros estados. Como coordenador da Frente Parlamentar Pró-Energia Eólica, coloca a Assembleia Legislativa à disposição do secretário Lucas Redecker, para juntos apresentarmos ao Executivo um plano de ação para ampliarmos a gestão gaúcha na Eletrosul", afirmou.

O líder progressista também convidou a todos os integrantes do grupo, a participaram da próxima reunião, no dia 2 de maio, que irá debater a revisão do Código Estadual do Meio Ambiente, do qual ele é relator na subcomissao formada para atualizar essa legislação.

Participaram do encontro do GT, na sede da Secretaria de Minas e Energia, representantes da pasta, técnicos da Eletrosul, pesquisadores e empresas investidoras em projetos de energia eólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário