segunda-feira, 23 de maio de 2016

AVIAÇÃO REGIONAL



Nova pista do Aeroporto de Santo Ângelo foi inaugurada neste domingo

O chefe de gabinete do Deputado Frederico Antunes, Ernani Ruschel, representou o parlamentar progressista neste domingo, às 13h, durante a solenidade de inauguração da nova pista do aeroporto Sepé Tiaraju de Santo Ângelo, marcando uma nova etapa de desenvolvimento para a Região Noroeste do estado, que a partir de setembro também contará com voos para Porto Alegre.

Iniciada em 2013 e muito aguardada pelos municípios missioneiros, a conclusão da obra de reforço do pavimento da pista foi definida como uma das prioridades do relatório final da Comissão da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Frederico Antunes e encaminhada a Secretaria dos Transportes. Por solicitação do governador José Ivo Sartori e dos parlamentares que integraram a Comissão da Aviação, o secretário Pedro Westphalen atuou fortemente para superar os entraves burocráticos e técnicos que atrasaram por quase dois anos sua viabilização. A obra da pista do Aeroporto de Santo Ângelo contou com um investimento de R$ 6 milhões, com recursos provenientes do Estado e da União, por meio do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (Profaa).

A operação dos voos da linha Porto Alegre/Santo Ângelo a partir de setembro foi incentivada pelo Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), lançado em 2015 para promover o desenvolvimento econômico, social e turístico do estado com a ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais.

O projeto prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa, desde que garantam a operação de rotas regionais que atendam quatro ou mais municípios e que promovam e incentivem pacotes para roteiros turísticos pelo estado.

O objetivo é que todos os municípios gaúchos tenham, até 2017, um aeroporto operando voos regulares em até 180 quilômetros. O aeroporto de Santo Ângelo faz parte dessa rota e a operação dos voos no município fomentará a economia, a indústria, o agronegócio e a cultura e o turismo na região, que entre suas inúmeras belezas abriga um dos patrimônios da humanidade - as Ruínas de São Miguel das Missões.

Nova pista
Com 30 metros de largura e extensão de 1.615 metros, a nova pista do aeroporto Sepé Tiaraju está apta a receber as aeronaves que compõem a frota das principais empresas brasileiras de aviação, em especial os aviões de maior porte, tais como o Boeing 737-300, 737-400 e AirBus-320.

O reforço do atual pavimento teve por base a perspectiva de realização de 1.220 decolagens anuais, valor típico de aeroportos regionais brasileiros de características similares as do Aeroporto Regional de Santo Ângelo e que operam com aeronaves de grande porte. Esse movimento anual de aeronaves coloca o aeroporto na Categoria V: “Pista de Aviação Regular de Médio Porte de Baixa Densidade”.

Um comentário:

  1. Prezado Deputado, é altamente recomendável que para a operação de jatos do porte do Boeing B737-300, que hoje já não é mais usado em nenhuma empresa aérea brasileira, a pista tenha 2.200m por 45 de largura. Os novos modelos Boeing B737-700 e Airbus A319 (144 passageiros) atendem a demanda atual. No caso de Santo Ângelo a pista de 1.615m está dimensionada para operação dos modernos turboélices de 70 passageiros. Santo Ângelo e cidades dos entorno estão de Parabéns pela reinauguração do aeroporto! Saudações,

    ResponderExcluir