quarta-feira, 22 de junho de 2016

RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA DO RS



"Nós tivemos um avanço, mas não uma vitória", avaliou o Deputado Frederico Antunes com relação à renegociação da dívida do Estado com a União, que no dia de ontem concordou em alongar as dívidas estaduais por mais 20 anos e dar carência de seis meses para o pagamento das parcelas mensais.

Contudo, o líder da bancada progressista, questionou a forma como a União relaciona-se com os entes da federação.

"O jeito como são tratados Estados e municípios pelo governo central, não é o jeito mais digno e nem o mais correto, como forma de retribuir todas as riqueza que eles geram para esse país. Por isso, considero que essa renegociação da dívida é um avanço, mas não considero que vá resolver a vida do Rio Grande da Sul e nem de outros estados", afirmou.

E por falar em outros estados, Frederico Antunes citou o exemplo do Rio de Janeiro, que esta semana às vésperas do início das Olimpíadas, decretou estado de calamidade pública e com isso terá aceso de forma rápida a R$ 3 bilhões de recursos vindos do Governo Federal, para custear obras olímpicas e pagar servidores.

"Justamente o Rio de Janeiro, que foi um Estado que usou, abusou e esbanjou durante anos do dinheiro advindo dos royaltys do petróleo e pela sua má gestão, chegou a este nível de crise financeira. Porém, os argumentos apresentados agora não sustentam o decreto: dizer que o governo carioca não tem dinheiro para a saúde, a segurança e as obras de um evento, é o mesmo que declarar que todos os estados brasileiros estão em calamidade, principalmente o Rio Grande do Sul", disse Frederico Antunes na tribuna do plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário