quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Francisco Turra recebe a Medalha de Deputado Emérito


Proposição foi do Deputado progressista, Frederico Antunes

A Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado *Frederico Antunes (PP)*, em Sessão Solene realizada nesta quarta-feira (30), concedeu o título de Deputado Emérito ao ex-deputado estadual Francisco Turra, que exerceu mandatos parlamentares de 1987 a 1995. Além de deputado constituinte gaúcho (1989), Francisco Turra também foi deputado federal (2003-2006) e presidente do Partido Progressista do Rio Grande do Sul; presidente da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento (1996-1997) e ministro da Agricultura e Abastecimento (1998-1999), entre outros importantes cargos públicos.
A presidente da Assembleia, deputada Silvana Covatti (PP), ao abrir a solenidade, ressaltou que naquele momento se homenageava um dos mais qualificados quadros, não apenas do Partido Progressista, mas de toda a recente história da política gaúcha e nacional. “Negociador habilidoso, firme e claro nas posições, dono de uma imbatível capacidade de trabalho, Turra também é um conciliador, um homem que honra seus compromissos, que trafega com naturalidade por todos os matizes político-partidários e é respeitado mesmo por seus adversários”, destacou Silvana Covatti.
O autor da homenagem, o *deputado Frederico Antunes*, ao discorrer sobre a trajetória de Francisco Turra, afirmou que seu extenso currículo de vida e de trabalho é proporcional ao tamanho de sua contribuição para a história do Rio Grande e do Brasil. “A adesão maciça à concessão dessa honraria de Deputado Emérito, aprovada pela unanimidade das bancadas – frisou Antunes – constitui-se numa tentativa, mesmo que modesta, de agradecer tudo que ele fez por sua terra, pelo Rio Grande, pelo Brasil e pela política”.
Regulada por Resolução de 1988, a concessão do título de Deputado Emérito depende da indicação de um parlamentar em exercício de mandato, aprovada em plenário pela deliberação de, no mínimo, dois terços dos deputados, e só pode ser conferida uma vez a cada ano.
Bancadas
Em nome da bancada do PP, e também do deputado Missionário Volnei (PR), o filho do homenageado, deputado Sérgio Turra, lembrou que, desde criança, acompanhou os passos de seu pai na vida pública. E acrescentou: “Queira Deus que eu possa honrar, aqui nesta Casa, tudo que esse agora Deputado Emérito fez pelo Rio Grande”.
O deputado Gilmar Sossella (PDT) enalteceu a figura de Francisco Turra, “pela sua caminhada, pela sua honradez. Devemos nos espelhar, sim, nas pessoas de bem, independentemente das posições políticas-partidárias”, salientou Sossella, ao ressaltar que prestava aquela homenagem com muita honra em nome de sua bancada.
Pela bancada do PT, o deputado Luiz Fernando Mainardi saudou o homenageado não apenas por ser Turra um deputado atuante que honrou a Assembleia gaúcha, mas, acima de tudo, pela sua visão de Estado.
Em nome bancada do PTB, o deputado Ronaldo Santini salientou a trajetória de Turra na vida pública, lembrando que sempre demonstrou probidade, respeito e companheirismo, o que justifica a justa homenagem prestada por todas as bancadas.
Em nome da bancada do PSB, o deputado Elton Weber destacou ser Francisco Turra uma das grandes lideranças do mundo rural de todo o país, por tudo o que tem feito.
Em nome de sua bancada, PSDB, e também da bancada do PPS, a deputada Zilá Breitenbach lembrou da gestão de Turra na prefeitura de Marau, onde construiu 26 escolas. “Essa é uma visão de futuro, também sempre comprometida com o desenvolvimento de nosso estado e do nosso país”, observou.
Em nome da bancada do PMDB, o deputado Vilmar Zanchin destacou o orgulho que os marauenses têm de Francisco Turra, por tudo o que ele realizou na sua atividade pública e na sua vida particular. “Marau também gosta de estar na sua companhia”, afirmou Zanchin.
Francisco Turra
Ao agradecer a homenagem, após receber o diploma e a Medalha de Deputado Emérito, Francisco Turra traçou um paralelo entre seu tempo de parlamentar e o tempo político atual, lamentando que, hoje, uma simples caneta “não raras vezes vale mais do que as instituições e até mesmo do processo democrático como um todo”. E destacou ser agora a “hora da mudança”, no país e no Estado, “de um novo tempo, de uma nova política, de uma nova realidade que precisamos nós construir. “Meu querido Rio Grande, meu querido Brasil, podem contar conosco”, concluiu.
Francisco Turra nasceu aos 16 de setembro de 1942, em Marau, onde foi prefeito (1983-1986). É formado em Comunicação Social pela PUC/RS e bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UFP). Atualmente é presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, vice-presidente da Associação Latino-americana de Avicultura e diretor da Divisão de Produtos de Origem Animal do Departamento de Agronegócios da Fiesp.
Galeria
Após a Sessão Solene realizada no Plenário 20 de Setembro, foi descerrada uma fotografia do homenageado na Galeria dos Deputados Eméritos, localizada no Espaço Osvaldo Aranha.
Presenças
Prestigiaram as solenidades o secretário Ernani Polo, da Agricultura, Pecuária e Irrigação; o secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen; o ex-governador Jair Soares; o subprocurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt; a procuradora-geral do Estado adjunta, Ana Cristina Beck; o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza; o ex-deputado e presidente estadual do PP, Celso Bernardi; o ex-deputado Victor Faccioni; o ex-deputado Romeu Martinelli; o ex-deputado Erni Petry; o presidente do PTB gaúcho, deputado federal Luiz Carlos Busato; o vereador João Carlos Nedel, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre; prefeitos de vários municípios do interior, entre eles o atual prefeito de Marau, Josué Longo; ex-vereadores e vereadores do interior, além de representantes de entidades, entre eles Simone Leite, da Federasul, e Heitor Müller, da Fiergs. Também acompanharam as solenidades a esposa de Francisco Turra, Glaci Turra, e os filhos Tiago e Luciana, além do deputado Sérgio Turra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário