quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Situação da Rumo ALL é tema de reunião entre o deputado Frederico Antunes e o secretário Pedro Westphalen


_Titular da pasta dos Transportes vai a Brasília na segunda-feira tratar sobre o tema com o Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha_

O Lider da bancada do PP na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes se reuniu neste final de semana com o Secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. Durante o encontro, ficou definida a ida do secretário, na próxima segunda-feira (16), a Brasilia, para reunião com o Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e representes do Ministério dos Transportes tendo como pauta as operações da Rumo ALL no RS.

De acordo com o Secretário Pedro, um novo capítulo sobre o anunciado encerramento das operações da Rumo ALL nos portos secos de Uruguaiana e Santana do Livramento está se iniciando. A Rumo ALL admite que, apesar de ter pedido o fim da operação da empresa no porto seco ferroviário a partir de 31 de janeiro deste ano, deve seguir com o trabalho normalmente caso não receba a autorização da Receita Federal para isso. Ou seja, sem o sinal positivo da União, no dia 1 de fevereiro, o transbordo internacional de cargas continuará sendo feito.

Em função disso, para evitar imprevistos, o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, a pedido do deputado Frederico Antunes e do prefeito Ronnie Mello, esta indo á a Brasília tentar impedir o que ele classifica como "um absurdo". Para o secretário, uma empresa que tem um concessão pública não pode escolher apenas "a parte boa do trabalho".

O deputado Frederico Antunes concorda com as informações do secretário Dr Pedro Westphalen. Segundo Antunes as Fronteira Oeste e o Brasil estariam indo na contramão do que estão fazendo outros países nos processos de integração, como vem investindo fortemente o Chile.

O contrato da Malha Sul tem previsão de seguir até 2027. A companhia, porém, não confirmou até quando está prevista a operação do porto seco. O contrato foi assinado pela ALL, adquirida pela Rumo em 2015.

_O que está ocorrendo_
A Rumo All comunicou ao operador alfandegário argentino que deixaria de fazer a operação de transbordo internacional nos portos secos de Uruguaiana e Santana do Livramento no dia 31 de janeiro deste ano. O pedido para deixar a permissão para fazer o trabalho foi encaminhada à Receita Federal em dezembro de 2016. Apesar de anunciar inicialmente que pararia de operar no local, porém a Rumo ALL precisa da autorização da Receita para isso. Diferentes entidades e o governo gaúcho alegam que isso só pode ocorrer quando se encontrar outro permissionário.
Crédito Cristiano Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário