sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
FREDERICO: AUTORIZADA A ESTADUALIZAÇÃO DAS ESTRADAS UR 101 e UR 201, EM URUGUAIANA
O deputado estadual Frederico Antunes entregou ao prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello nesta quinta-feira (28), cópia do Decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori, que estará publicado no diário oficial desta sexta-feira (29/12), que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) a “estadualizar” as estradas municipais UR 101 e UR 201.
O pedido e a justificativa já haviam sido encaminhados, em duas oportunidades, ao secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen e ao Chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Um encontro realizado em fevereiro deste ano, no distrito de São Marcos, e outro em maio, em Alegrete, selaram o interesse da municipalidade.
Demanda de Década
A conquista é histórica, pois a demanda já vinha sendo buscada a mais de uma década sem sucesso. A articulação política desempenhada pelo deputado estadual Frederico Antunes junto à Secretaria Estadual de Transportes e a Casa Civil foi fundamental para que se chegasse ao decreto, oficializando desta forma a estadualização. O poder de convencimento do Deputado e a sensibilidade em avaliar os avanços à comunidade uruguaianense do secretário Pedro Westphalen foram de alta relevância para que a avaliação fosse realizada com êxito.
Estudos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico concluíram que a interligação das BR 472 e BR 290, utilizando a estrada vicinal municipal localizada no 3º Distrito do Plano Alto, a UR 101 (trecho de 55 quilômetros) com a estrada vicinal municipal, localizada no 4º distrito de João Arregui, a UR 201 (trecho de 21 quilômetros), seria altamente benéfica aos interesses dos produtores rurais e da comunidade moradora na área próxima.
Vantagens
A ideia é de que esta rodovia estadual funcione como uma artéria, à qual estarão interligadas as estradas vicinais, que sustentam o escoamento da produção agropecuária local, de forma a contribuir significativamente com o desenvolvimento econômico do município.
Outra vantagem da estadualização é a possibilidade de interligação de duas estradas federais (BR 290 e BR 472), que são corredores de conexão a outros municípios.
A diminuição significativa da distância entre os municípios próximos e a capital do Estado também renderá importantes benefícios para as comunidades da fronteira. Por exemplo, hoje quem se desloca dos municípios de São Borja e Itaqui, com destino à capital do estado, obrigatoriamente tem que cruzar o contorno junto ao núcleo urbano de Uruguaiana. A interligação proposta permitirá que as pessoas tenham a diminuição de 76 quilômetros nesse percurso.
Manutenção
Com a estadualização, o DAER, que tem sua sede regional localizada em Alegrete, deverá realizar a manutenção do trecho, dando melhores condições de tráfego, facilitando a circulação de veículos e maquinários. “Que são apoios diretos ao setor agropecuário”, explica Carlos Prudêncio, secretário municipal de Planejamento.
Esta artéria que passa entre os distritos do Plano Alto e João Arregui, uma vez “estadualizada”, tem a possibilidade futura de ser pavimentada pelo Estado ou através de recursos federais. “Para isso, será necessária também uma penetração política, pois tecnicamente esta comprovada a sua importância”, explica o Secretário. “Vale a pena salientar também, que as RSs de Alegrete, mantidas pelo DAER, tem manutenção permanente”, conclui Prudêncio.
Trabalho atual
O interior do município de Uruguaiana possui aproximadamente 1,2 mil quilômetros de estradas vicinais. Essa grande distância torna bem difícil o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Infra-estrutura Urbana e Rural na manutenção de qualidade dos trechos. “Mesmo assim, estamos desenvolvendo, em conjunto com os produtores, um trabalho de melhoria nas estradas vicinais, responsáveis pelo escoamento da produção uruguaianense”, ressalta o secretário de Infra-estrutura Urbana e Rural, Rafael Ferreira. Atualmente as equipes da secretaria estão desenvolvendo um trabalho de recuperação de trechos justamente na UR 101, junto ao Brete do Moinho.
A grande extensão de estradas vicinais não pavimentadas em Uruguaiana gera extremas dificuldades no trabalho de manutenção e, com isso, cada vez mais, também, problemas no desenvolvimento do setor agropecuário.
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