sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

FREDERICO: AUTORIZADA A ESTADUALIZAÇÃO DAS ESTRADAS UR 101 e UR 201, EM URUGUAIANA


O deputado estadual Frederico Antunes entregou ao prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello nesta quinta-feira (28), cópia do Decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori, que estará publicado no diário oficial desta sexta-feira (29/12), que autoriza o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) a “estadualizar” as estradas municipais UR 101 e UR 201.
O pedido e a justificativa já haviam sido encaminhados, em duas oportunidades, ao secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen e ao Chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Um encontro realizado em fevereiro deste ano, no distrito de São Marcos, e outro em maio, em Alegrete, selaram o interesse da municipalidade.
Demanda de Década
A conquista é histórica, pois a demanda já vinha sendo buscada a mais de uma década sem sucesso. A articulação política desempenhada pelo deputado estadual Frederico Antunes junto à Secretaria Estadual de Transportes e a Casa Civil foi fundamental para que se chegasse ao decreto, oficializando desta forma a estadualização. O poder de convencimento do Deputado e a sensibilidade em avaliar os avanços à comunidade uruguaianense do secretário Pedro Westphalen foram de alta relevância para que a avaliação fosse realizada com êxito.
Estudos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico concluíram que a interligação das BR 472 e BR 290, utilizando a estrada vicinal municipal localizada no 3º Distrito do Plano Alto, a UR 101 (trecho de 55 quilômetros) com a estrada vicinal municipal, localizada no 4º distrito de João Arregui, a UR 201 (trecho de 21 quilômetros), seria altamente benéfica aos interesses dos produtores rurais e da comunidade moradora na área próxima.

Vantagens
A ideia é de que esta rodovia estadual funcione como uma artéria, à qual estarão interligadas as estradas vicinais, que sustentam o escoamento da produção agropecuária local, de forma a contribuir significativamente com o desenvolvimento econômico do município.

Outra vantagem da estadualização é a possibilidade de interligação de duas estradas federais (BR 290 e BR 472), que são corredores de conexão a outros municípios.

A diminuição significativa da distância entre os municípios próximos e a capital do Estado também renderá importantes benefícios para as comunidades da fronteira. Por exemplo, hoje quem se desloca dos municípios de São Borja e Itaqui, com destino à capital do estado, obrigatoriamente tem que cruzar o contorno junto ao núcleo urbano de Uruguaiana. A interligação proposta permitirá que as pessoas tenham a diminuição de 76 quilômetros nesse percurso.

Manutenção
Com a estadualização, o DAER, que tem sua sede regional localizada em Alegrete, deverá realizar a manutenção do trecho, dando melhores condições de tráfego, facilitando a circulação de veículos e maquinários. “Que são apoios diretos ao setor agropecuário”, explica Carlos Prudêncio, secretário municipal de Planejamento.

Esta artéria que passa entre os distritos do Plano Alto e João Arregui, uma vez “estadualizada”, tem a possibilidade futura de ser pavimentada pelo Estado ou através de recursos federais. “Para isso, será necessária também uma penetração política, pois tecnicamente esta comprovada a sua importância”, explica o Secretário. “Vale a pena salientar também, que as RSs de Alegrete, mantidas pelo DAER, tem manutenção permanente”, conclui Prudêncio.

Trabalho atual
O interior do município de Uruguaiana possui aproximadamente 1,2 mil quilômetros de estradas vicinais. Essa grande distância torna bem difícil o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Infra-estrutura Urbana e Rural na manutenção de qualidade dos trechos. “Mesmo assim, estamos desenvolvendo, em conjunto com os produtores, um trabalho de melhoria nas estradas vicinais, responsáveis pelo escoamento da produção uruguaianense”, ressalta o secretário de Infra-estrutura Urbana e Rural, Rafael Ferreira. Atualmente as equipes da secretaria estão desenvolvendo um trabalho de recuperação de trechos justamente na UR 101, junto ao Brete do Moinho.
A grande extensão de estradas vicinais não pavimentadas em Uruguaiana gera extremas dificuldades no trabalho de manutenção e, com isso, cada vez mais, também, problemas no desenvolvimento do setor agropecuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário