sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

FREDERICO: PLATAFORMA DE OBSERVAÇÃO ELEVADA DA BRIGADA MILITAR JÁ ESTA EM OPERAÇÃO EM URUGUAIANA PARA REFORÇAR A SEGURANÇA DURANTE A OPERAÇÃO VERÃO FRONTEIRA 2018


Com o intuito de reforçar o trabalho de policiamento ostensivo na região próxima a ADUANA de Uruguaiana, local onde ingressarão no Brasil, neste período do veraneio mais de um milhão e meio de turistas da Argentina e do Chile, a Secretaria Estadual da Segurança Pública, por solicitação do do presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, prefeito Ronnie Mello e comitiva de lideranças do município, instalou no local um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) com uma Plataforma de Observação Elevada (POE). O CICC-M funciona como um posto de comando de emergência, equipado com diversos recursos de áudio, vídeo e dados e utilizado em situações que exijam resposta rápida e ações articuladas.
O sistema possibilita detectar pessoas com comportamentos suspeitos e emite um alerta para que o policial consiga acompanhar a ação. “Se um pedestre tem um perfil muito diferente do resto da multidão, tomamos conhecimento através dessa tecnologia. Movimentos físicos como braços para trás, caminhada mais lenta ou ficar muito tempo parado no mesmo local, por exemplo, podem ser apontados pelo sistema”, explicou o Tenente Brito, responsável pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M) com uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que está em operação na cidade.
Durante sua fala, o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico destacou o trabalho que ele, acompanhado de uma comitiva integrada por representantes da prefeitura de Uruguaiana, OAB, ABTI, Câmara de Vereadores, SINDIMERCOSUL, Guarda Municipal e Ministério Público fizeram junto aos integrantes do governo do estado para que esse reforço na área da segurança durante a Operação Verão Fronteira 2018 estivesse em funcionamento em Uruguaiana. “Esse reforço na área da Aduana de Uruguaiana segurança durante a Operação Verão Fronteira 2018 já está proporcionando uma melhor sensação de segurança para os cidadãos da nossa Fronteira e também para os turistas da Argentina e do Chile que ingressam no Brasil pela nossa Fronteira. O emprego da tecnologia nas atividades da Segurança Pública é fundamental para termos um veraneio mais seguro na sossa Uruguaiana e Fronteira Oeste”, destacou Frederico.
Neste ano, as estruturas já foram empregadas em 147 operações em 26 cidades diferentes, somando mais de três mil horas de monitoramento e mais de 50 mil horas de imagens gravadas. O uso das câmeras no intuito de coibir o crime tem apresentado resultados positivos, de acordo com o chefe de logística do Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP, major Rafael Luft. “A atual gestão da secretaria está dando uma nova visibilidade para o policiamento ostensivo feito por videomonitoramento. Isso não existe conceitualmente dentro da doutrina policial. Com essa nova estrutura, observamos resultados extremamente significativos, notando uma redução dos índices de criminalidade nas regiões em que são instaladas”, avaliou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário