quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

*FREDERICO ANTUNES RECEBE RELATÓRIO DAS OBRAS EM ANDAMENTO NAS ESCOLAS DE URUGUAIANA*


_O Coordenador da 10ª CROP esteve na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini_


Após presidir a primeira reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais de 2018, na manhã desta quarta-feira (21), o Deputado Frederico Antunes recebeu na Assembleia Legislativa, o Coordenador da 10ª Coordenadoria Regional de Obras, em Uruguaiana, Eduardo Marty e o Engenheiro Civil, Luciano Santos.

O Coordenador entregou ao Deputado um relatório a respeito das obras nas escolas estaduais, que estão em andamento em Uruguaiana e sob a coordenação da 10ª CROP. Entre elas, estão as obras das quadras poliesportivas em dois colégios, que iniciaram nesta semana, conforme foi anunciado. Frederico Antunes foi responsável por agilizar, junto à Secretaria Estadual de Obras, a retomada dos trabalhos dessas quadras de esportes, que estava parados há mais de um ano. As obras no Instituto de Educação Paulo Freire e no Colégio Roberval Beheregaray de Azevedo devem estar concluídas em 70 dias.

"Recebemos essa demanda de alunos, professores e dos gestores das escolas. Junto com o prefeito Ronnie Mello, não podíamos deixar a comunidade desassistida e as crianças sem locais para a prática esportiva com conforto e segurança. Sabemos quanto o esporte é importante na formação dos jovens e na integração das famílias", afirmou Frederico.

O Coordenador Eduardo Marty, considera que o trabalho político do Deputado Frederico Antunes foi fundamental para a retomada das obras. Os recursos são provenientes do BIRD e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

Além disso, a 10ª Coordenadoria de Obras também é responsável pela elaboração dos projetos civis, processo licitatório e fiscalização dos trabalhos, nas 18 escolas da região da Fronteira que receberam do Governo do Estado no ano passado, R$ 150 mil, cada uma, para reforma e ampliação. São 9 escolas em Uruguaiana, 7 em Alegrete, 1 em Manoel Viana e 1 em Itaqui. Dessas 18, 12 estão com os seus projetos finalizados - sendo 3 já licitados - e as outras 6 estão em fase de elaboração de projetos. No total, mais de 6 mil alunos serão beneficiados com as melhorias nos colégios. Os recursos já foram repassados às instituições de ensino.

*UNIPAMPA VAI COORDENAR PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA FRONTEIRA*

Na manhã de hoje, no Palácio Piratini, o Deputado Frederico Antunes esteve representado pelo seu Chefe de Gabinete, Ernani Ruschel, além do Coordenador Eduardo Marty e do Engenheiro Luciano Santos, na solenidade de assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado e as Universidades de oito cidades gaúchas. Entre elas, a Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana. Segundo o Pró Reitor Adjunto, Rafael Maurer, a UNIPAMPA vai coordenar a elaboração de projetos de reformas das redes elétricas e implantação de modelos de eficiência energética, em 92 escolas da região da Fronteira. Do total, mais de 60 escolas são em Uruguaiana.

Durante a solenidade, o Governador José Ivo Sartori destacou que o Estado ainda tem um longo caminho a percorrer para recuperar o ensino de qualidade.

"Temos que implantar a cultura da parceria para melhorar a gestão pública. Até agora, o Estado só esteve voltado para si mesmo e não enxergou as mudanças na sociedade, na economia e nas relações interpessoais", disse.

Além da Unipampa, em Uruguaiana, também serão responsáveis pela elaboração dos projetos de eficiência energética nas escolas estaduais, as Universidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Santo Ângelo. Os representantes dessas instituições assinaram o documento que formaliza a cooperação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário