sexta-feira, 13 de julho de 2018

SEGURANÇA PÚBLICA: FREDERICO ANTUNES E PREFEITO BONOTTO ENCAMINHAM PEDIDO DE REFORÇO NO EFETIVO DA BM PARA SÃO BORJA E URUGUAIANA

Na manhã desta sexta-feira, o Subcomandante Geral da Brigada Militar, Coronel Mário Ikeda, recebeu em seu gabinete o Chefe de Gabinete do Deputado Frederico Antunes, Ernani Ruschel; o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto e o Secretário Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Damião de Melo Ribas.

O grupo foi tratar com o Cel. Ikeda, da questão do reforço no efetivo da BM, para as cidades de São Borja e Uruguaiana. O Subcomandante informou que a partir do próximo ano, todas as cidades gaúchas poderão contar com mais policiais nas ruas. Porém, este número ainda não está definido, pois depende de quantos serão chamados para o próximo curso de formação de soldados, que deve começar em agosto.

Foram aprovadas 4.500 pessoas no último concurso da BM e serão oferecidas 4.100 vagas no curso de formação. Com base no orçamento do Estado, cabe agora ao governador Sartori definir quantos serão chamados para o curso, quantos serão nomeados posteriormente, onde as aulas serão ministradas, se as mesmas serão centralizadas na capital ou descentralizadas nos comandos regionais e de onde virão os instrutores do curso.

Já com relação à questão de permanência de tenentes e sargentos nas cidades de fronteira, o Cel. Ikeda informou que está sendo estudado pela Brigada Militar, como os oficiais serão transferidos ou mantidos em seus municípios.

VIDEOMONITORAMENTO E SISTEMA INTEGRADO DE SEGURANÇA

O Secretário Ribas também tratou da questão da reativação do videomonitoramento na cidade, que dispõe atualmente de 27 câmeras. E recebeu orientações sobre a linha de crédito do Badesul, lançada no mês passado pelo Governador Sartori, disponível para os municípios que aderiram ao Sistema SIM - Segurança Integrada com os  Municípios. No RS, 330 cidades tem direto ao crédito do programa Badesul Cidades mais Seguras. Os valores do financiamento variam de R$ 300 mil à R$ 3 milhões, conforme o número de habitantes e pode ser usado para instalação de câmeras, comunicação, coletes à prova de balas, armas de eletrochoque, veículos, iluminação, entre outras ações e equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário