terça-feira, 28 de agosto de 2018

MAIS SEGURANÇA ENERGÉTICA PARA O RS: ASSINADO O ACORDO ENTRE A ELETROSUL E ESTATAL CHINESA PARA A CONSTRUÇÃO DAS NOVAS LINHAS DE TRANSMISSÃO

A Frente Parlamentar Pró Energia, presidida por Frederico Antunes, atuou diretamente para a conclusão do negócio

Dia histórico para o setor de energia do Rio Grande do Sul: foi
assinado nesta segunda-feira (27), o acordo entre a Eletrosul, Shangai Eletric e Zuhejiang Energy, para dar início ao empreendimento que irá construir quatro novas linhas de transmissão de energia elétrica, no Rio Grande do Sul. Serão 1,9  mil quilômetros de linhões, compõem o Lote A, distribuídos entre as regiões metropolitanas, sul e fronteira oeste, além de oito novas subestações e a ampliação de 14 já existentes.

A partir do momento em que a Eletrosul (subsidiária da Eletrobrás), anunciou que não teria recursos orçamentários ou bancários  para construir as linhas adquiridas no leilão em dezembro de 2014, o Deputado Frederico Antunes, passou a acompanhar de perto o desenrolar das questões legais e burocráticas, envolvendo as duas empresas, desde que a estatal chinesa Shangai Eletric se apresentou como parceira do negócio. Foram mais de dois anos de negociações, desde 2016, sempre com a articulação política do Deputado Frederico, atuando nas esferas Estadual e Federal, promovendo diversas audiências públicas, participando de reuniões estratégicas e criando a Frente Parlamentar de Pró Energia, na Assembleia Legislativa do RS.

Após a assinatura do acordo inicial, em dezembro de 2017, faltava até hoje as empresas elaborarem os documentos que firmam a SPE - Sociedade de Propósito Específico, para iniciarem o empreendimento orçado em R$ 3,9 bilhões, com previsão de término em 2022 e geração de 10 mil
empregos diretos. Agora, o negócio foi finalizado. O Deputado representou o parlamento gaúcho na cerimonia oficial de assinatura do acordo. O governador José Ivo Sartori, o presidente do Conselho da Eletrosul, Wilson Ferreira Junior, as Secretarias de Minas e Energia, Suzana Kakuta e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, participam da solenidade. De parte das empresas chinesas, estiveram presentes o executivos da Shanghai Eletric, Li Xiaoming; da Zuhejiang Eletric, Chai Xiqiang e a cônsul geral da república popular da China, em São Paulo, Chen Peijie.

“Essa é a maior obra de infraestrutura do Rio Grande do Sul da última década. Sem ampliar a capacidade de transmissão, o nosso grande potencial de geração será perdido. A energia não chegará às nossas indústrias ou ao consumidor residencial, nem no campo e nem nas cidades. O Estado iria parar sem este importante empreendimento”, afirmou Frederico Antunes.

A Secretaria de Minas e Energia do RS, Suzana Kakuta, salientou que esse empreendimento é importante pois amplia a nossa capacidade de transmissão de energia, que já está no limite de segurança e ainda habilita Rio Grande do Sul a voltar a participar de novos leilões de geração de energia, como a éolica por exemplo.

A partir da concretização desse negócio, o Deputado também saúdou a nova fase das relações internacionais entre o Brasil e a China e destaca a privilegiada posição geopolítica do Rio Grande do Sui, tanto na proximidade com os países do Mercosul, como ainda pelo nosso grande potencial elétrico na geração de energias limpas, como a éolica, a fotovoltaica e a biomassa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário