quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

FREDERICO: GOVERNO DO ESTADO PROTOCOLA A PEC QUE RETIRA A EXIGÊNCIA DE PLEBISCITO NA SALA DA PRESIDÊNCIA



O chefe da Casa Civil, secretário Otomar Vivian e o líder do Governo, deputado Frederico Antunes entregaram nesta quarta-feira ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 272 2019) que propõe a retirada de exigência de plebiscito para que o Rio Grande do Sul possa alienar ou federalizar a CEEE, Sulgás e CRM.

Otomar Vivian definiu o momento como sendo um “ato transparente, sincero e sem novidades, na medida em que o governador Leite anunciou da tribuna do Parlamento, em sessão nessa terça-feira (5), que encaminharia a proposição ao Legislativo, o que efetivamente acontecia”.

Tramitação

De posse da proposta, o presidente Lara anunciou que, imediatamente, seria distribuído aos parlamentares o roteiro de tramitação PEC na Casa. Informou que o texto, recebido pelo presidente da Assembleia, seria encaminhado para publicação no Diário Oficial da AL, sendo lido na hora do Expediente da sessão seguinte, portanto nesta quinta-feira (7), e cumprindo o período de pauta de 15 dias úteis.

Após o período, narrou Lara, a proposição será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça que, num prazo de 45 dias improrrogáveis, terá que apresentar parecer sobre sua admissibilidade. Havendo parecer contrário, cabe recurso ao Plenário, de acordo com o artigo 169, parágrafo 1º. Após parecer da CCJ, a PEC é encaminhada às comissões de mérito para exame num prazo de 10 dias. Caso receba parecer contrário, a proposição é considerada rejeitada e será arquivada.

Transcorrido prazo de 10 dias, a proposta será, com ou sem parecer, publicada no Diário Oficial da AL e incluída na Ordem do Dia. A PEC será submetida a dois turnos de discussão e votação, com interstício de três sessões. Sendo aprovada a PEC e sua redação final, a Mesa, no prazo de 72 horas, promulgará e fará publicar a emenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário