terça-feira, 8 de abril de 2014

Frederico Antunes propõe reconhecimento de CTG Patrulha do Oeste de Uruguaiana



O Líder da Bancada do PP, Frederico Antunes, protocolou nesta terça-feira (8) um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa. A proposta do deputado progressista visa reconhecer o Centro de Tradições Gaúchas Patrulha do Oeste, da cidade de Uruguaiana, como de relevante interesse cultural para o Estado do Rio Grande do Sul. “Se conseguirmos aprovar esse projeto, o CTG poderá solicitar acesso aos programas de incentivo cultural, sejam estaduais ou federais”, defende Antunes.

Comprometida com a divulgação e conservação da cultura e dos costumes locais desde janeiro de 1954, a entidade filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, é considerada pioneira no tradicionalismo da 4ª Região Tradicionalista. Em 1964, o CTG foi sede do 10º Congresso Tradicionalista do Rio Grande do Sul, e ainda hoje se mantem em constante atividade. Em suas iniciativas, são desenvolvidas atividades artísticas de canto, dança e declamação de poesias, além de ações de integração com todos os moradores da cidade de Uruguaiana.

O CTG Patrulha do Oeste é comprometido com a comunidade e em 2013, efetuado uma ação cultural em conjunto com o Centro de Referência e Assistência Social Boa Vista (CRAS). Os alimentos arrecadados com o show beneficente foram doados ao Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (CACAU).

O Centro participa do Encontro de Arte e Tradição (Enart), evento promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho e reconhecido pela UNESCO como o maior festival de arte amadora da América Latina. Este ano, os esforços da entidade foram reconhecidos e a Federação Brasileira de Artes Populares (Febrarp) convidou o Patrulha do Oeste para representar o Brasil e o Rio Grande do Sul em festivais folclóricos internacionais na França, em julho deste ano.

Para ser aprovado, o projeto deverá primeiro passar pela Comissão de Constituição à Justiça e, em seguida, ser avaliado pelas Comissões de Mérito. O líder da Bancada do PP ressalta em sua proposta que, segundo o artigo 220,221 da Carta Estadual, o Estado tem o dever de incentivar e amparar a cultura. “A história e as atuais iniciativas do CTG Patrulha do Oeste provam que esse reconhecimento da Assembleia Legislativa é justo”, garante Frederico Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário