Frederico Antunes representou o parlamento gaúcho na assinatura do contrato entre a Eletrosul e a Shanghai Eletric

O presidente da Eletrosul Gilberto Eggers, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o presidente da Shanghai Electric, Xue Weiping e a presidente da Clai Fund (grupo chinês para investimentos na América Latina), Qin Hong, assinaram o acordo estruturante que estabelece as condições detalhadas da parceria para a viabilização dos projetos que compõem o Lote A, resultante do Leilão da Aneel 004/2014. O investimento total foi orçado em R$ 3,967 bilhões para a construção de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito novas subestações e a ampliação de 13 subestações existentes.
Para o deputado Frederico esse acerto entre a Eletrosul e o grupo chinês firmado hoje, foi o maior investimento em infraestrutura realizado no RS na última década.
"Estávamos desde o meio do ano passado aguardando por essa notícia. Vínhamos trabalhando o tema ao lado do governador Sartori, senadora Ana Amelia e os secretários Fábio Branco e Artur Lemos. Esse investimento poderá gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos aqui no Estado nos próximos anos. É uma grande conquista”, afirmou Antunes.
Durante a sua fala, o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, saudou o trabalho do Deputado Frederico Antunes, à frente desta luta e reconheceu como um "especialista no tema da energia", disse.
GOVERNO E ASSEMBLEIA RECEBEM O EMBAIXADOR DA CHINA NO BRASIL
Durante a manhã, Frederico Antunes, representou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na recepção do Governador José Ivo Sartori ao Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang.
Com o objetivo de estreitar vínculos com a República da China e fortalecer os laços diplomáticos e comerciais, Sartori saudou o Embaixador e sua comitiva formada por empresários e investidores chineses. Durante a reunião de trabalho, foi apresentada a carteira de projetos de investimentos no Rio Grande do Sul. Além das políticas de desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (PPPs)
"Buscamos maior integração de oportunidades de negócios. Nosso pilar é modernizar o Estado, servir às pessoas e promover o Desenvolvimento", disse Sartori.
O embaixador Jinzhang expressou o interesse das empresas em fortalecer a cooperação com o Rio Grande do Sul. “Por meio deste encontro, desta aproximação, os empresários poderão dialogar diretamente com das áreas de interesse”, afirmou o diplomata.
FREDERICO SAUDOU OS INVESTIMENTOS NO SETOR ENERGÉTICO DO RS
O Deputado Frederico Antunes saudou a nova fase das relações exteriores, em que a China se abre para o mundo e o Brasil torna-se um parceiro estratégico. Nesse cenário, o Rio Grande está favorecido pela questão geopolítica do Mercosul e pelo seu potencial energético.
"Nossas fronteiras com a Argentina e Uruguai, são os nosso diferenciais para atrairmos investimentos chineses no setor de energia. Principalmente, com relação ao nosso grande potencial eólico proporcionado pela força dos ventos da Fronteira Oeste", disse.
O grupo de chineses que visitou o Palácio Piratini, era formado por CEOs e executivos de organizações que atuam nos setores fumageiro, automobilístico, de tecnologia da informação, bancário, ferroviário, da construção civil, energético e de máquinas pesadas.
Também estiveram presentes o o Senador Lasier Martins, o Secretário dos Transportes Pedro Westphalen, o Secretário de Planejamento e Gestão, Cleber Benvegnú. A prefeita de Alegrete Cleni Paz participou da recepção ao Embaixador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário