quarta-feira, 16 de outubro de 2019

#FICAESPANHOL




Frederico Antunes participa de audiência pública e instalação da Frente Parlamentar

O Deputado Frederico Antunes participou da audiência pública e na sequência, da instalação da Frente Parlamentar #Fica Espanhol, realizada na manhã desta sexta-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A proposição da Frente é da Deputada Juliana Brizola, também autora da PEC juntamente com mais 36 parlamentares, entre eles o Deputado Frederico Antunes.

A Proposta de Emenda Constitucional, aprovada no ano passado, torna obrigatório o ensino da língua espanhola nas escolas públicas de ensino fundamental e médio. No entanto, o estudo do idioma é opcional aos alunos.

Antes de ser anunciado para sua manifestação na audiência, Frederico Antunes foi saudado por Juliana Brizola como um grande apoiador e articulador da causa no parlamento gaúcho.

O Deputado destacou sua origem fronteiriça, sua própria limitação na fluência do idioma e à importância do ensino formal nas escolas como garantia de qualificação profissional e diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Mas principalmente, ele falou sobre as rígidas limitações impostas pela Constituição Federal nos 150 km compreendido como faixa de fronteira, que separa o Brasil dos outros países.

“Estamos sob leis que nos proíbem de várias atividades econômicas só por estarmos dentro deste limite, numa explícita discriminação entre seres da mesma federação.
Então, seria justo criarmos compensações e espelhamentos com os outros países, como por exemplo, a obrigatoriedade do ensino do espanhol nas escolas do lado de cá e do português nos colégios do lado de lá das fronteiras. E assim, irmos ampliando a regra aos demais estados brasileiros, amparados pela legislação federal”, disse Frederico.

Como líder do governo, o Deputado também explicou que o idioma só não foi incluindo no currículo este ano, por que a PEC foi aprovada em dezembro e a grade curricular já estava fechada.

E durante os encaminhamentos, ele sugeriu que a Secretária da Fazenda acelere os estudos técnicos a respeito da inclusão do ensino da língua espanhola nas escolas a partir do próximo ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário