O deputado


Frederico Cantori Antunes cumpre o seu quinto mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e tem uma carreira política de sucesso, tanto como secretário de Estado e como presidente da Assembleia. 

Agrônomo, formado pela PUC de Uruguaiana/RS, iniciou sua carreira política em 1992, quando foi eleito vereador, com o maior número de votos em Uruguaiana. De 1996 a 1998 ocupou a diretoria de Fomento e Patrimônio do Banrisul, cargo que deixou para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, tornando-se o mais jovem deputado estadual da sua bancada. Foram 35 mil eleitores que o conduziram à Assembleia, quando teve a oportunidade de assinar o projeto que viabilizou a biotecnologia no Rio Grande do Sul. É também de sua autoria o projeto que regularizou o Banco de Alimentos e o que instituiu o cavalo crioulo como símbolo do Estado.

Sua atuação na Assembleia foi acompanhada e aprovada pelo eleitorado. Em 2002, sua votação cresceu para 55 mil votos e ele foi eleito para seu segundo mandato parlamentar. No entanto, foi convidado e assumiu a Secretaria Estadual de Obras Públicas e Saneamento, quando conseguiu a aprovação do projeto que regulamentou a Política Estadual de Saneamento, em 2004.

Frederico Antunes assumiu a presidência do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Saneamento, onde priorizou a retificação e aperfeiçoamento do Anteprojeto da Política Nacional do Saneamento Ambiental. Ainda como secretário, foi responsável pela manutenção, ampliação e construção de importantes obras públicas do Rio Grande do Sul, com destaque para as obras de escolas indicadas através do Processo de Consulta Popular.

Frederico Antunes também presidiu o Conselho Administrativo da CORSAN, quando comandou a recuperação financeira da companhia e ainda realizou um trabalho de valorização de seu quadro de funcionários.

Em 2006 ele retomou sua cadeira na Assembleia Legislativa e foi reeleito para o seu terceiro mandato com expressiva votação. Foram 72,7 mil eleitores que acreditaram em seu trabalho e o reconduziram para mais um mandato parlamentar. O deputado estadual mais votado do Partido Progressista (PP) naquele ano.

Em 2007, por unanimidade, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Nos anos seguintes, presidiu a comissão especial da Dívida Ativa e foi vice-presidente da Comissão de Educação, além de participar como membro das comissões do Mercosul e de Assuntos Internacionais e de Serviços Públicos. Reeleito para o seu quarto mandato em 2010, Frederico Antunes se caracterizou suas ações na luta incansável pela regularização do pagamento de Precatórios e das Requisições de Pequeno Valor (RPVs). O descumprimento desta obrigação é considerada um desrespeito ao cidadão que conquistou, na Justiça, o direito líquido e certo a estes créditos.

Frederico Antunes também se dedicou à defesa das pequenas e microempresas em continuidade ao trabalho desenvolvido por muitos anos pelo ex-deputado federal e atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes. Por isso, nesse ano, Frederico teve destacada atuação nos debates pela extinção da cobrança do chamado Imposto de Fronteira, considerado ilegal pelo Parlamento gaúcho. A economia dos municípios fronteiriços também se destacou na pauta de lutas do deputado progressista.

A implementação dos free shops em cidades gêmeas de Fronteira, numa luta em parceria com a senadora Ana Amélia (PP/RS), constitui a redenção econômica destas comunidades historicamente estagnadas pela ausência de investimentos. Para o parlamentar a regulamentação definitiva da legislação já aprovada permitirá um novo momento para esta comunidades. Antunes é também um defensor no Parlamento, das causas relacionadas ao setor primário, comércio exterior e transporte internacional.

Atualmente, Frederico Antunes está em seu quinto mandato, reconduzido ao parlamento gaúcho em 2014 com 48.577 votos. Antunes ocupa a liderança da bancada do Partido Progressista na Assembleia gaúcha.

3 comentários:

  1. da uma vaguinha na fa rh

    ResponderExcluir
  2. Parabens Deputado, olhe para nossa cidade busque novos talentos que estão prontinhos para assumir cargos publicos, busque informaçoes deste futuro politico em Uruguaiana que ajudara muito nosso partido ,para 2016 prefeito Ronny Mello e vice Gerente Ali,nao percam este admiravel e comprometido cidadao de Uruguaiana.

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou esperando aquela oportunidade do Amigo.

    ResponderExcluir