
O deputado Frederico Antunes (PP), acompanhado dos presidentes da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT/RS), da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), do prefeito de Uruguaiana Sanchotene Felice e de lideranças da Fronteira Oeste, participou neste final de semana de uma visita técnica a usina Termo AES Uruguaiana
A usina, movida a gás importado da Argentina, está paralisada há mais de dois anos em virtude do corte unilateral no fornecimento do combustível. A interrupção no fornecimento veio após três anos de funcionamento, quando a usina já fornecia energia para o Rio Grande do Sul impulsionando assim novos empreendimentos na região.
Considerada fundamental para a economia da Fronteira Oeste, a reativação da usina termoelétrica é um problema à espera urgente de solução. Segundo o deputado Frederico o desabastecimento deve-se à necessidade de os argentinos suprirem o consumo interno. Adão Villaverde entende que uma solução poderia ser a entrada da Petrobrás no negócio, ela poderia ampliar seu investimento na distribuição de gás.
Durante a reunião realizada após a visita, o deputado Frederico Antunes sugeriu aos presidentes Marco Maia e Adão Villaverde que fosse agendado um encontro entre as presidentes do Brasil, Dilma Roussef e da Argentina, Cristina Kirchner, ainda neste semestre, para se buscar uma solução definitiva para esse problema que já vem se arrastando. O deputado Marco Maia assegurou que vai encaminhar o assunto diretamente a presidente o mais rápido possível. "A Dilma conhece bem o tema, foi ela a articuladora do projeto de instalação da termo que tem capacidade para gerar 650 MW, aqui na Fronteira. Vou tratar deste assunto priortário com a presidenta no nosso próximo encontro", finalizou.
Segundo fontes da AES, além do fornecimento direto de gás da Argentina, existem ainda outras alternativas para a retomada das operações da usina. A primeira, utilizando o gás boliviano, que chegaria a Uruguaiana através da Argentina. A outra, através do fornecimento de gás via Baia Blanca.
Participaram também da visita técnica a termo AES Uruguaiana, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, o deputado Catarina Paladini (PSB), o presidente da CDL de Uruguaiana, Jorge Prestes Lopes; o membro do Conselho de Desenvolvimento do RS, Lauro Delgado; presidente da ABTI, José Carlos Becker; o presidente do SDAERGS, Lauri Kotz; presidente Sindicato Rural de Uruguaiana, Júlio Silveira, da Associação dos Arrozeiros, Walter Arns e os presidentes das Câmaras de Vereadores de Uruguaiana, BArra do Quaraí, Quaraí, Aceguá, Santana do Livramento, Manoel Vianna e São Borja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário