
O deputado Frederico Antunes foi homenageado nesta segunda-feira (13) pelos freis e fiéis da Paróquia Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre. Durante a missa em homenagem aos 100 anos da Paróquia, Freerico foi agraciado com uma fotografia de Santo Antônio e da Paróquia.
Frederico que na semana passada homenageou a paróquia em Grande Expediente na Assembleia Legislativa falou sobre a história da paróquia e sobre a relevância da assistência espiritual e material por ela oferecida à comunidade. "Com base no sermão da montanha, onde a fraternidade deixa de ser retórica para ser vivência na distribuição do pão para quem tem fome, de água para quem tem sede e de zelo pelos doentes e abandonados, a paróquia escreveu seu caminho, preocupando-se com o homem na harmonia do corpo e do espírito", disse.
Conforme Antunes, a origem da paróquia tem forte ligação com a vinda dos freis capuchinhos franceses ao Rio Grande do Sul, no final do século XIX. Os religiosos estabeleceram-se principalmente em Garibaldi, mas também mantiveram atuação na Capital, onde receberam a responsabilidade pela administração de uma pequena capela, localizada no hoje bairro Partenon. "A diminuta comunidade, em função da presença dos frades, cresceu tanto que, em 1911, foi elevada à condição de paróquia", disse. A nova paróquia passou a ser dedicada a Santo Antônio de Pádua.
O deputado fez também um especial registro sobre a ação social que a paróquia realiza. Citou que, por meio da Ação Solidária Santo Antônio, braço social da paróquia, mais de 300 famílias são atendidas mensalmente. "A ação, porém, não se limita a um serviço meramente assistencial. Dentro de uma visão moderna de que não basta dar o peixe, as famílias que são atendidas têm oportunidade de, através de cursos dos mais variados, receber uma formação profissional", disse. Frederico lembrou ainda que os capuchinhos mantêm para o apoio aos idosos o Centro de Convivência Santa Clara.
Participaram da homenagem ao deputado o frei Maximino Tessaro, representado a Ordem dos Frades Menores dos Capuchinhos, o pároco da Paróquia Santo Antônio, Luiz Turra, o ex-deputado Celso Bernardi, membros da Igreja, leigos e representantes de pastorais, o ex-vereador Hermes Dutra, entre outros.


Nenhum comentário:
Postar um comentário