terça-feira, 12 de julho de 2011

Frederico: Ana Amélia defende medidas para estimular comércio na fronteira do Rio Grande do Sul



De uma viagem pela Fronteira Oeste ao lado do deputado Frederico Antunes (PP), neste final de semana, a senadora Ana Amélia (PP-RS) levou ao Plenário do Senado hoje (11), reivindicações de empresários e governantes das cidades da região, como Santana do Livramento, Uruguaiana e Alegrete.

Um dos pedidos partiu da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), cujo presidente José Carlos Becker relatou à senadora e ao deputado, as dificuldades do transporte de carga em Uruguaiana, onde se encontra o maior porto seco da America Latina, com fluxo de 700 caminhões por dia. Segundo Ana Amélia, a entidade listou problemas como as péssimas condições das estradas, falta de infraestrutura alfandegária na fronteira, aliada à burocracia dos procedimentos legais, e obstáculos criados pelo governo argentino à entrada de caminhões com produtos brasileiros.

O cenário acaba por trazer, na avaliação da senadora, "prejuízos à competitividade e à economia brasileira". Ana Amélia ressaltou que, em parte, esses prejuízos são decorrentes da distorção da matriz de transporte no Brasil, onde há sobrecarga do modelo rodoviário, responsável por 58% de todo o transporte de carga no país. A senadora registrou ainda a constante violência que tem como alvo os caminhoneiros em território argentino e a necessidade de se criar uma sede própria para a Polícia Rodoviária Federal, que ocupa na região salas emprestadas da Receita Federal, a despeito do aumento de trabalho com o crescimento do fluxo de veículos na fronteira.

Ana Amélia anunciou ainda, a pedido de Frederico, "apoio integral" ao projeto de lei da Câmara 6.316/2009, do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que autoriza a criação de free shops em onze cidades do Rio Grande do Sul. A proposta, que ainda não chegou ao Senado, atende a uma reivindicação dos comerciantes da região de fronteira que, com a valorização do real frente ao dólar, estão tendo prejuízos nas vendas - os consumidores optam por comprar nos free shops dos países vizinhos, Uruguai e Argentina.

"A criação de uma zona de livre comércio também do lado brasileiro será um tratamento de igualdade para tornar mais harmônico o comércio naquela região - defendeu a senadora, que também apoiou outro pedido dos empresários gaúchos: a aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas", disse.

Hospital regional

Ana Amélia registrou ainda a participação nos encontros regionais do PP no Rio Grande do Sul, onde foram anunciados os nomes de pré-candidatos do partido para a disputa municipal de 2012 e o pedido da prefeitura de Alegrete por um hospital regional na cidade. A reivindicação terá o apoio da parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário