
Antes da sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, no Plenário 20 de Setembro, nesta quarta-feira (16), os parlamentares fizeram um tributo ao deputado Chicão Gorski (PP). O parlamentar faleceu em acidente de trânsito na madrugada de domingo, na proximidade do acesso a Santiago. Os deputados usaram uma fita preta como símbolo de luto e depositaram uma flor no assento que Gorski ocupava. Ao final, fizeram um minuto de silêncio em memória do parlamentar.
Primeiro a se manifestar, o presidente da Casa, deputado Adão Villaverde (PT), classificou a perda como “irreparável”. Em sua fala, destacou a trajetória de Gorski como homem público, em especial quanto a sua atuação coerente, baseada numa forte representação regional e no trabalho social. De acordo com o deputado, durante as cerimônias fúnebres, ficou evidente como o parlamentar era querido em seu município. “Presenciei lá que a cidade de Santiago chorava. A forma como o seu povo e os humildes deste povo o reconheciam é algo absolutamente extraordinário”, disse.
A seguir, manifestou-se o líder da bancada do PP, deputado João Fischer. Expressando muito pesar, elevou a memória do colega, classificado- o como grande homem público. Também agradeceu a todos pela solidariedade, em especial ao governador Tarso Genro, aos secretários de Estado, ao presidente Villaverde, aos funcionários e direção da Assembleia Legislativa, que estiveram presentes na cerimônia de adeus ao parlamentar. “O momento é de agradecer à solidariedade de todos que lá estiveram no velório do nosso colega e de todos que se fizeram representar”. Ele anunciou que a Casa fará, na próxima semana, uma homenagem a Gorski.
Parlamentar
Engenheiro civil e professor universitário de gestão pública, Gorski assumiu como deputado estadual pela primeira vez em 2011. Era presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. Em Santiago, foi vice-prefeito (1997-2000) e prefeito por duas gestões (2001 a 2008). Sempre atuou pelo interesse do Rio Grande do Sul com o enfoque no desenvolvimento regional. Neste sentido, lutou por melhores condições nos setores da infraestrutura, produção primária, educação, saúde e por mais oportunidades de investimentos. A questão municipalista era uma das suas prioridades.
Presenças
Acompanharam o ato o conselheiro do TCE e ex-deputado estadual, Marco Peixoto e o presidente estadual do PP, Celso Bernardi, entre outras autoridades. Representantes de Santiago também estiveram presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário