sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Frederico representa a AL no programa "Encontros para o Desenvolvimento"



O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP) representou o Parlamento no programa "Encontros para o Desenvolvimento". A reunião foi realizada nesta sexta-feira (11), em Uruguaiana e contou com a presença do governador Tarso Genro e comitiva composta pelos secretários do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta; da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque; da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; e do chefe de Gabinete do Governador, Vinicius Wu.

Foram cinco exposições temáticas: Segurança Pública e Relações Internacionais (apresentada pelo vereador José Clemente); Saúde, Acessibilidade e Meio Ambiente (Denizar Ramires) ; Pesca e Economia Solidária (Lauro Canabarro, da Cooperativa de Produtores de Leite da Fronteira Oeste); Educação (professora Mariza Crivellaro) e Setor Produtivo, Indústria, Comércio e Turismo (Paulo Ruas). Todas as intervenções foram seguidas da entrega formal ao governador das demandas por cada eixo temático.

Gabinetes de Gestão Integrada
A pauta de Segurança Pública foi uma das mais extensas, abordando questões como a inclusão de Uruguaiana na Operação Golfinho a partir da circulação de turistas durante o verão, a instalação de um Território de Paz ou módulo semelhante no Porto Seco, além da colocação de uma equipe de Bombeiros no local devido ao trânsito de cargas perigosas.

Já o titular da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, apresentou um panorama das principais pautas ligadas a estradas na região, com destaque para a informação da elaboração de projeto técnico para a construção da ligação entre as BR-472 e BR-290, que realizará o contorno da cidade de Uruguaiana. Beto falou ainda de investimentos em energia, como é o caso dos R$ 52 milhões por meio da CEEE.

Saúde
Outro ponto abordado foi a saúde, com a reivindicação de um Hospital Regional. Além das informações prestadas pelo representante da secretaria da Saúde, Tarso genro destacou o lançamento do programa Governador Pergunta, ferramenta que contará com a participação da população na elaboração de políticas voltadas ao setor pelo Estado. "Esse é um modelo de consulta que ajuda a gestão. Existe a demanda por um hospital regional. Será possível chegarmos a uma concertação na região sobre a localização desse hospital, por exemplo? Além de Uruguaiana, temos a demanda de Alegrete também. Portanto, é essencial ouvirmos as pessoas da região", alertou o governador, anunciando ainda a intenção da realização de novo debate em Uruguaiana no mês de dezembro, por meio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Presenças
Também participaram da reunião o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, e mais de uma dezena de prefeitos da região. O deputado Frederico Antunes representou a presidência da Assembleia Legislativa nesta edição dos Encontros para o Desenvolvimento.

Damandas apresentadas

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA
- Pleitos: Inclusão de Uruguaiana na Operação Golfinho dado o aporte no verão de inúmeros turistas em especial de Argentinos de passagem para a litoral.
- Necessidade urgente de instalação no Porto Seco de um Território de Paz.
- Também no Porto Seco a colocação de uma Equipe ou Brigada de Bombeiros, dado o
grande número de cargas perigosas em trânsito
- Instalação da Delegacia da Mulher.

COMISSÃO DE SAÚDE, ACESSIBILIDADE E MEIO AMBIENTE
- Reivindica a instalação em Uruguaiana do Hospital Regional da Fronteira Oeste.
- Instalação do projeto DANTS - ESPORTE TERAPIA, formatado pela Associação Amigos dos Deficientes Físicos.

COOPERATIVISMO PESCA E ECONOMIA SOLIDÁRIA
- Solicitam implantação de Usina do Leite (PNAE e PAA).
- Quanto ao programa de irrigação requerem flexibilização no licenciamento e outorga de poços artesianos.
- Os pescadores artesanais reivindicam seja implantado um escritório da pesca e maior acesso aos programas de moradia e crédito para aquisição de equipamentos e insumos.

COMISSÃO DO SETOR PRODUTIVO DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA
- Setor produtivo de monta reivindica a Construção do Centro de Informações Turísticas na cabeceira da Ponte Internacional (Projeto em anexo); ICMS do Arroz (redução).
- Construção da RS ligando as BR 472 e BR 290;

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA
- Retomada da Usina a Gás de Uruguaiana (propriedade da AES Sul) paralisada em razão da interrupção do contrato de fornecimento de gás pela Argentina.
- Estadualização e pavimentação da estrada do Plano Alto que ligaria a BR 290 a BR 472.
- Entidades e Membros: CREA, Fórum, CDL, AAU, ADL e Associações de Bairro.

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
- Valorização do professor e servidor de escola principalmente com a implantação do piso, implantação de ensino técnico profissionalizante e melhoria no transporte escolar, em especial do meio rural ao aluno de ensino médio, turno integral no meio rural e um Campus da UERGS.
- Incremento no número de bolsas Institucionais de Iniciação Científica da FAPERGS para desenvolvimento da Metade Sul.
- Incremento no número de bolsas Desenvolvimento Regional, Pesquisador Gaúcho e Recém Doutor da FAPERGS para atender especificamente a Metade Sul;
Editais específicos da FAPERGS e Secretaria da Ciência e Tecnologia para desenvolvimento científico-tecnológico da Metade Sul, nas áreas: Pesca, Sanidade Animal, Desenvolvimento de Fármacos, Incubadoras Tecnológicas, Bacia Leiteira. Parceria no desenvolvimento Regional através de projetos que visem: educação (formação de professores), capacitação profissional
para pequenos produtores rurais e pescadores na área de Aquicultura e Pesca; produção de pescado; e capacitação de profissionais na área de saúde.
- Membros e Entidades: PUC, UNIPAMPA, 10ª CRE, UNOPAR, APEMU, SEMED
Uruguaiana, SIMPRO/RS, Fórum Desen. Urug., CENEC, Escolas particulares e estaduais de Uruguaiana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário