terça-feira, 10 de abril de 2012

Frederico lamenta o falecimento do artísta plástico Berega


Em pronunciamento na ribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Frederico Antunes lamentou o falecimento do artista plástico Luiz Alberto Pont Beheregaray - Berega. O artista morreu em Uruguaiana, aos 77 anos.

Berega ficou conhecido pelo traço inconfundível, que retratava o jeitão autêntico do homem do campo, com riqueza de detalhes. Ilustrou diversos livros e produziu quadros belíssimos, mas talvez a divulgação maior de seu trabalho tenha sido feita pelos calendários da Ipiranga, que circularam entre 1979 e 1999.

Quem foi Berega

“Luiz Alberto Pont Beheregaray, conhecido por Berega, nasceu em 26 de maio de 1934 em Uruguaiana. Desenvolveu seu gosto e talento pelo desenho ainda na infância mas somente passou a trabalhar profissionalmente como artista plástico no início da década de 70.

Sua temática foi recorrente às impressões da cultura de sua terra, sua região e suas impressões de sua infância em meio ao pampa gaúcho: sua gente, sua cultura e suas coisas e o inseparável cavalo. Neste quesito, rompeu fronteiras e o retratou em inúmeras raças, nos infinitos movimentos, usos, culturas e esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário