sexta-feira, 22 de junho de 2012

Frederico participa de debate na FIERGS sobre os prejuízos causados pelas Barreiras Argentinas à economia gaúcha

O deputado Frederico Antunes, coordenador do Grupo de Trabalho da UNALE sobre Fronteira e Mercosul, participou de reunião com parlamentares e lideranças da indústria e comércio industriais de debate público sobre as perdas do Rio Grande do Sul com as barreiras argentinas que tem prejudicado a economia gaúcha. O evento foi realizado hoje (22), por iniciativa da bancada gaúcha no Congresso Nacional e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).


Segundo dados apresentados pela FIERGS, as medidas protecionistas da Argentina aos produtos brasileiros já resultaram na quedas das exportações do RS em quase 11% de janeiro a maio em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as importações encolheram 2,8%. Como o país vizinho é um dos principais destinos das mercadorias vendidas pelas indústrias gaúchas, a postura tem provocado perdas financeiras e gerado demissões.

Durante sua manifestação, o deputado Frederico afirmou que o governo Federal só tem uma saída que é encerrar por tempo indeterminado, as negociações com a Argentina, por que só assim é que os "hermanos" partem para a negociação. Antunes afirmou também que "o Rio Grande do Sul é o Estado que mais tem a perder com essa indecisão do Mercosul, em especial, em relação a Argentina". O parlamentar lembro ainda que após um ano e quatro meses de formação do atual grupo do Parlasul, os argentinos ainda não indicaram os seus representante, impedindo uma interação maior entre senadores e deputados.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP) informou que o Parlasul marcou para o dia 02 de julho, em Montevidéu, a primeira reunião do grupo, e espera que os argentinos enviem o número mínimo de representantes exigido para promover os debates previstos. Durante a semana, a senadora já havia participado de audiências sobre o tema no Senado e aproveitou para dialogar com os representantes do governo sobre a necessidade de buscar uma solução urgente para evitar perdas maiores para a economia gaúcha.

Participaram ainda dos debates, o presidente em exercício da FIERGS, Claudio Bier, o coordenador da bancada gaúcha, deputado federal Renato Molling (PP), o diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Daniel Godinho, do superintendente do Ministério da Agricultura, Francisco Signor, o diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester, o representante da Central Única dos Trabalhadores, Jairo Carneiro, além dos deputados estaduais Ernani Polo (PP) e Mano Changes (PP) e dos deputados federais Jeronimo Goergen (PP), Osmar Terra (PMDB) e Elvino Bohn Gass (PT).




Nenhum comentário:

Postar um comentário