sexta-feira, 24 de abril de 2015

COMITIVA TRATA SOBRE BINACIONALIZAÇÃO DO AEROPORTO DE RIVERA COM AUTORIDADES URUGUAIAS


Tema deverá estar na pauta de encontro entre presidentes do Brasil e Uruguai, dia 21 de maio, em Brasília
O presidente da Comissão Especial da Aviação Civil Regional, deputado Frederico Antunes (PP), que lidera comitiva formada pelo prefeito de Santana do Livramento, Glauber Lima (PT), pelo deputado Uruguaio Tabare Viera e o vereador Nilo Pintos, realizou nesta sexta-feira (25), o segundo dia de reuniões em solo uruguaio para tratar sobre a binacionalização do aeroporto de Rivera.

Após encontro em Montevidéu, na quinta-feira, na Embaixada do Brasil no Uruguai e com o diretor-geral do Ministerio das Relações Exteriores, embaixador Cesar Ferrer Burlé e coordenadores da pasta, desta vez a audiência foi com o ministro em exercício da Defesa do Uruguai, Jorge Menendez e o Diretor Nacional de Aviação Civil, Brigadeiro do Ar, Antonio Alargón.

Conforme Frederico, o desejo de concretizar a binacionalização do aeroporto, que possibilitaria o retorno dos vôos em benefício das cidades de Santana do Livramento, no Brasil e, Rivera, no Uruguai, é de interesse de todos os entes envolvidos. "Nas reuniões que mantivermos nos dois ministérios, nos foi manifestada claramente a possibilidade de que a binacionalização pode ocorrer de fato, porque obviamente haverá inúmeros benefícios para ambos os lados. Estamos trabalhando duro para conseguirmos unir todas as pontas convergentes e tirarmos este sonho do papel", disse Frederico.

O Diretor Nacional de Aviação Civil, Brigadeiro do Ar, Antonio Alargón fez um relato sobre a atual situação do Aeroporto de Rivera. Ele afirmou que hoje o aeroporto esta em condições de operar voos com aeronaves ATR, as mesmas previstas para operarem nos demais aeroportos integrantes do plano Nacional de Aviação Civil. "Havendo acordo entre os países, i aeroporto pode operar esses voos", destacou Alargón.

Para o prefeito Glauber Lima, este é um assunto suprapartidário, de interesse de todos os gaúchos. " Estamos empenhados em fazer o melhor para o Rio Grande, por isso estamos todos unidos na mesma luta pela binacionalização", destacou.

Frederico Antunes adiantou que a comitiva solicitou que o tema da binacionalização faça parte da pauta do encontro entre os presidentes do Uruguai, Tabaré Vasquez, e do Brasil, Dilma Roussef, durante visita oficial do chefe do governo uruguaio ao País no próximo dia 21 de maio, em Brasília.

Na véspera do encontro dos dois presidentes, Frederico e um grupo de parlamentares e ministros uruguaios devem estar em Brasília com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, tratando sobre tema. "Estamos no caminho para um desfecho favorável. A parceria com o ministro Padilha e lideranças do Uruguai é fundamental para isso. Nosso papel na Comissão da Aviação é a de seguirmos firmes na interlocução com todas as autoridades envolvidas para que possamos superar todos os entraves restantes de uma vez por todas", destacou o deputado.

Ao final da reunião, o deputado Frederico proporcionou uma rádio conferência entre os ministros Eliseu Padilha e Jorge Menendez. Ambos ficaram de se reunir na primeira quinzena de maio para prosseguir com as tratativas da binacionalização do aeroporto de Rivera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário