quinta-feira, 22 de junho de 2017

GABINETE DE FREDERICO ANTUNES ACOMPANHA A AGENDA DO PREFEITO DE ITAQUI NA SECRETARIA DE SAÚDE


Francisco Paz se comprometeu a reavaliar os termos do contrato com o Hospital São Patrício

A assessora parlamentar Rejane Fittipaldi, representou o Deputado Frederico Antunes em reunião, na tarde desta quinta-feira (22), com o Secretário Adjunto da Saúde Francisco Paz, o prefeito de Itaqui, Jarbas Martini, a direção do hospital São Patrício, representantes da coordenadoria de saúde e vereadores do município.

Na pauta do encontro, questões relacionadas ao repasse de recursos para o hospital, o reajuste da tabela de serviços, o pagamentos de procedimentos já realizados, o credenciamento de novas especialidades, a renovação do contrato e o déficit da instituição de saúde que atualmente varia de 50 a 100 mil reais por mês.

"Na nossa região as distâncias são gigantescas. Temos por perto os serviços da baixa complexidade, mas a média e a alta complexidade estão muito longe da população. O deslocamento de pacientes é um fator muito importante a ser considerado. Por isso, costumamos dizer que o SUS não paga pelos serviços de saúde e sim dá esmola aos hospitais", disse o prefeito Jarbas Martini.

A direção do hospital apresentou diversas números ao Secretário de Saúde e destacou alguns problemas pontuais, como a falta de aditivo no contrato para atender as demandas da hemodiálise, os valores que não foram pagos dos anos de 2014 e 2016 com relação ao SAMU e a necessidade da contratação de um médico otorrino e de um pneumologista, entre outros especialistas.

O Secretário Francisco Paz salientou que, no momento, não há possibilidade de disponibilizar mais recursos federais ou estaduais para o Hospital São Patrício e que a tabela SUS está sob a gestão federal. Porém, ele se comprometeu a examinar e a avaliar novos termos que contemple melhor os interesses da instituição, antes da próxima renovação do contrato com o Governo do Estafo que ocorrerá em setembro deste ano. O Secretário salientou ainda o enorme desafio que o Estado está fazendo para não acumular dívidas com os hospitais públicos, honrar os valores que ficaram pra trás e continuar destinando 12% do que é arrecadado para a área da saúde, conforme determina a lei.

"Os recursos são limitados e o nosso desafio é achar uma forma de melhorar a gestão hospitalar dentro desta realidade", disse.

Também participam da reunião Ademar Lermem, administrador, Carlos Scariot, diretor presidente do hospital, Elian Belous, faturista, Heili Matilde Temp, da Coordenadoria de Saude, Patricia Lima, advogada e os vereadores Igor Ardais e Cesar Augusto Klein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário