terça-feira, 13 de junho de 2017

GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E PARLAMENTO GAÚCHO VISITAM MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR FORTES CHUVAS NO RS


Uma comitiva do Governo Federal visitou nesta segunda-feira (12), as áreas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Durante a passagem pelo Estado, os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra e a senadora Ana Amélia (PP/RS), reafirmaram o compromisso do governo Federal em auxiliar as regiões no restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas pelos desastres naturais. Também integraram a comitiva, o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Dornelles e o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Pinto.

"Estamos trabalhando para restabelecer o mais rápido possível as áreas atingidas e trazer tranquilidade para a população local. Já colocamos equipes técnicas da Defesa Civil Nacional à disposição dos estados para acelerar a elaboração dos Planos de Trabalho que vão permitir o envio dos recursos necessários para que as obras de reconstrução possam acontecer", afirmou o ministro. Helder Barbalho orientou os prefeitos sobre os procedimentos para obter o reconhecimento federal e solicitar recursos da União por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Durante reunião mediada pelo vice-governador, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho a região da Fronteira Oeste é a mais afetada pela enchente. “É o momento de pensarmos políticas públicas para evitarmos problemas como estes. Sabemos que não é uma situação que aconteceu ontem, estamos vivendo essa crise novamente. Nosso objetivo aqui não só a solidariedade nas palavras, mas nos gestos”, disse o Ministro.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, salientou que o governo vai buscar antecipar o pagamento do bolsa família para as pessoas vítimas das enchentes. Além de liberar repasses do governo para auxílio com as famílias atingidas. Para Uruguaiana, o Ministro disse que vai liberar R$ 1 milhão.

O governo do Rio Grande do Sul, através do vice-governador, José Paulo Cairoli reiterou o pedido que fez para o presidente do Banrisul para que sejam estudadas linhas de financiamento para as cidades afetadas pelas chuvas e enchentes. Cairoli esteve em Uruguaiana desde domingo (11), onde sobrevoou junto com o deputado Frederico Antunes, e o Coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Ávila às áreas atingidas pelas cheias nos municípios da Barra do Quaraí, Uruguaiana, Itaqui e São Borja

Em sua manifestação, o deputado estadual e vice-presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Frederico Antunes, disse que vai buscar apoio junto ao governo do Estado para ajudar os municípios da região. Além de buscar apoio junto ao DNIT para a construção da nova ponte do rio Ibicuí. "Esta é uma luta pela qual venho me dedicando há muito tempo, mobilizando a comunidade e as lideranças políticas. e com esse episódio da atual cheia chegou ao seu ápice. Não há mais como ficar do jeito que esta esse travessia sobre o rio Ibicuí. A nova ponte significa um caminho de prosperidade e agilidade no transporte de pessoas e produtos, no nosso principal corredor de exportação do Mercosul. Além disso, a nova construção é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região da fronteira", disse Frederico Antunes que também preside a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, da Assembleia Legislativa.

O projeto está orçado em R$ 140 milhões e prevê a construção de uma ponte com vigamento de aço e laje em concreto armado, com duas vias. O trecho que compreende o total do investimento é de 6,18 KM, sendo 1.628 metros de travessia e outros 4.552 metros de acesso e correção do traçado da pista. A nova ligação será construída ao lado da histórica ponte edificada em 1888, que será preservada.
O prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello apresentou os problemas que a enchente das últimas semanas tem causado para a comunidade no município. Mais de 24 mil pessoas estão afetadas direta e indiretamente. O Prefeito ainda ressaltou que o problema das cheias é antigo, mas o governo atual busca uma maneira de sanar esta questão junto aos moradores ribeirinhos. “É importante à vinda do governo estadual e federal neste momento em que nossa cidade vive uma situação difícil. Aproveitamos essa vinda para mostrarmos um projeto que vai buscar uma solução gradativa para os moradores ribeirinhos. Um lugar onde vamos construir um conjunto habitacional, e retirar essas pessoas da zona de risco. Além de termos um respaldo policial para evitar que as mesmas retornem para essas áreas. Sabemos que as coisas não acontecem de um dia para o outro, mas esse é o primeiro passo desse projeto, e com planejamento irmos aos poucos realizando essa ação. Esse projeto foi desenvolvido por várias secretarias do município, analisado, discutido e hoje entregue”, disse Ronnie Mello.


Estiveram também na reunião o deputado estadual Sérgio Peres; os deputados Federal Carlos Gomes e Luiz Carlos Heinze; os prefeitos de São Borja, Eduardo Bonotto; de Alegrete, Cleni Paz; da Barra do Quaraí, Iad Choli; prefeito de Itaqui, Jarbas Martini; vice-prefeito de Rosário do Sul, Rafael Pinto; o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração, Renato Ramlow. e integrantes da Defesa Civil do Estado, região e município, vereadores e secretários municipais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário