quarta-feira, 30 de agosto de 2017

CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA DE URUGUAIANA É DESTAQUE NA 40a EXPOINTER


Deputado Frederico Antunes, prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello e CTG Sinuelo do Pago, promoveram o evento


Um dos mais e tradicionais festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mercosul, está de volta em 2017, após dois anos parada e de algumas interrupções desde que foi lançada em 1971. A Califórnia da Canção Nativa chega agora à sua 40ª edição e será realizada no dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, em Uruguaiana, o mesmo local onde surgiu. Para marcar o retorno, o Deputado Frederico Antunes, vice presidente da Assembleia Legislativa, juntamente com o prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello e o CTG Sinuelo do Pago, realizaram um evento nesta terça-feira (29), na Casa da Assembleia Legislativa, durante a 40ª edição da Expointer.

Reunindo autoridades e personalidades da política, da música, das artes, da cultura, do agronegócio e dos setores público e privado, mais de cem pessoas prestigiaram o evento, que também foi marcado pela entrega da Medalha da 54ª Legislatura ao cantor e compositor Mauro Moraes, outorgada pelo Deputado Juliano Roso.

Na abertura da cerimônia, Melissa Colpo Mello falando em nome do CTG Sinuelo do Pago, saudou a festa e convidou todos a participarem do Festival. Na sequência, Ricardo Peró Job, diretor de Cultura de Uruguaiana, também destacou a grande expectativa para a retomada nesta edição e a importância da liberação de financiamento, através da Lei de Incentivo à Cultura. A carta de autorização da LIC foi entregue na semana passada, pelo Secretário de Cultura Vitor Hugo.

O Deputado Frederico Antunes, como representante do Parlamento gaúcho e proponente do evento, lembrou que a Califórnia ultrapassou gerações, saudou os artistas que fizeram a história do Festival, agradeceu a presença dos convidados presentes e, em especial, ao Governador Sartori por ser um grande incentivador da arte e da cultura nativista.
"Nós nos inspiramos na quadragésima Expointer pra fazer a quadragésima Califórnia este ano. M E que Deus nos ajude ter em Uruguaiana o mesmo êxito da feira agropecuária de Esteio", disse.

José Ivo Sartori lembrou que o festival já ganhou status de patrimônio cultural do Rio Grande do sul por preservação as nossas raízes e tradições. O governador falou ainda que o valor da LIC, de 240 mil reais, pode parecer pouco, porém ele acredita que até dezembro, esses recursos irão contribuir para a viabilidade da festa. E declarou: "Não queiram fazer a Califórnia maior do que ela é. O importante é recomeçar", disse.

No final do evento, vários músicos que participaram de antigas edições do festival, relembraram grandes sucessos vencedores do troféu Calhandra de Ouro.

Também estiveram presentes à cerimônia de pré-lançamento da 40ª Califórnia da Canção Nativa, a primeira dama Maria Helena Sartori; os secretários de Estado dos Transportes Pedro Westphalen, da Segurança Pública, Cezar Schirmer; do Ambiente Ana Pellini; os Deputados Estaduais Ze Nunes, Gilmar Sossela, Juvir Costela, Juliano Roso, e Missionario Volnei; o Deputado Federal Alceu Moreira e o ex-deputado federal Vilson Covatti; o Promotor Geral de Justiça Fabiano Dallazen; o vereador de Uruguaiana Carlos Delgado, o escritor Tabajara Ruas, o radialista e compositor Chico Alves, também integrante da atual comissão Organizadora e artista da primeira edição da Califórnia; os músicos Luis Carlos Borges, João de Almeida Neto, Pedro Pimentel, Enio Rodrigos, Fatima Guimenez, o humorista Jair Kobe, criador do Guri de Uruguaiana, além de empresários, representantes de entidades, da área cultural gaúcha e demais convidados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário