sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SEGURANÇA PÚBLICA EM SÃO BORJA: DEPUTADO FREDERICO PROMOVE REUNIÃO DO PREFEITO BONOTTO COM O SUB COMANDANTE DA BM



O Chefe de Gabinete Ernani Ruschel, representou o Deputado Frederico Antunes e acompanhou nesta quinta-feira (14), o prefeito de São Borja Eduardo Bonotto e o vereador e líder do governo na Câmara, João Luiz Dorneles, na reunião com o Sub Comandante da Brigada Militar, Coronel Ikeda e o Major Luiz Omar, na sede do Comando Geral da Brigada Militar, no centro de Porto Alegre.

O prefeito e o vereador fizeram um apelo ao Coronel, para o reforço no efetivo de policiais militares no município. Atualmente são 52 servidores que fazem a segurança nas cidades de São Borja, Maçambará e Garruchos. E este número é insuficiente para combater a crescente criminalidade na região. As ocorrências de homicídios e abigeato tem crescido muito nos últimos tempos, assim como a ação das facções criminosas que comandam o contrabando de drogas e armas, na fronteira Brasil-Argentina. Só na última terça-feira houve cinco assaltos em São Borja.

"Somos 70 mil habitantes apreensivos e impotentes diante do crime organizado. E temos mais 900 estudantes brasileiros que cursam medicina na Universidade de São Thomé, na Argentina, e circulam diariamente por São Borja. Além disso, passam pela nossa ponte internacional, em média por dia, 200 caminhões de vários pontos do Brasil. Por isso a nossa região da Fronteira Oeste merece um olhar diferente no que diz respeito à segurança pública", disse o Prefeito Bonotto.

CONCURSO PÚBLICO E CONVOCAÇÃO DE APROVADOS

O Cel. Ikeda, se comprometeu a encaminhar o pedido para análise, mas disse que o Estado não está fazendo transferências de policiais, em razão do custo que isso gera aos cofres públicos. Porém, informou que até o final deste ano, o Governo do Estado deve lançar um edital para a realização de concurso público, abrindo 4.100 novas vagas para soldados e 200 vagas para oficiais da BM. E que em 2018, deverão ser chamados 2 mil novos soldados já aprovados, para o reforço no efetivo em todas as regiões do Estado.

FORÇA TAREFA DE COMBATE AO ABIGEATO NA FRONTEIRA

O prefeito, o vereador e Chefe de Gabinete do Deputado Frederico Antunes, também receberam a informação do Coronel, que os órgãos estaduais de Segurança Pública vão promover a partir de outubro, uma nova etapa da Operação Avante, para o combate do roubo de gado na Fronteira Oeste, assim como foi realizada no final de 2016.

No final da tarde, o prefeito Bonotto e o vereador Dorneles também foram recebidos pelo Governador Sartori, no Palácio Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário