Na manhã desta terça-feira (10), o Deputado Frederico Antunes esteve representado pelo seu Chefe de Gabinete, Ernani Ruschel, durante a reunião do prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves com o Superintendente do Ministério da Agricultura Bernardo Todeschini, em Porto Alegre.
O prefeito Rossano encaminhou a solicitação para a nomeação de um médico veterinário que atue de forma exclusiva e permanente na fiscalização do Frigorífico Foresta, que é o único do Estado que abate apenas equídeos. Em todo o Brasil são apenas três habilitados, mas o Foresta em São Gabriel é o único com exportações regulares relevantes. A Rússia, alguns países da Ásia e o mercado Europeu, que está sendo retomado, são mercados consumidores da carne de cavalo. A legislação brasileira para o abate de equídeos difere das normas para o abate de bovinos, pois exige a presença de um técnico permanente e nomeado pelo Ministério da Agricultura. O Superintendente do Ministério informou que não teria um servidor disponível, no médio prazo, a ser deslocado para São Gabriel. E entende que a solução temporária de manter a fiscalização itinerante - com o rodízio de médicos da região, prejudica a gestão operacional da empresa. Como solução para a demanda, Rossano Gonçalves sugeriu que se faça uma aditivo no contrato de cooperação, entre a prefeitura e o governo federal, para que a própria prefeitura contrate um médico veterinário e o disponibilize ao frigorífico Foresta. Para isso, o Executivo municipal precisa enviar um projeto à Câmara de Vereadores, para ser aprovado.
O Ministério da Agricultura avalizou a proposta do prefeito. E informou também que a pasta foi autorizada a contratar 300 servidores temporários para atuarem na fiscalização, em todo o Brasil. Para o Rio Grande do Sul serão contratados 12 médicos veterinários. Ainda não estão definidas as cidades onde eles irão atuar.
Também participaram da reunião Luciane Ribeiro e João Francisco, ambos servidores da Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário