"A força de trabalho de um povo, pode ser mensurada pela solidez das suas instituições, pela consistência das suas entidades de classe, pela segurança dos seus empreendedores e pela união de seus interesse econômicos e sociais através dos Sindicatos e Cooperativas. E o dever deste parlamento, plural e democrático, que representa 11 milhões de gaúchos, é valorizar dois destacados segmentos, que neste ano, completam datas marcantes de suas histórias: os 75 anos do SINDHA, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região Metropolitana e os 25 anos da Unimed de Uruguaiana, minha terra natal."
Com essa saudação, o Deputado Frederico Antunes iniciou as homenagens no seu período do Grande Expediente, na tarde desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa.
SINDHA: 75 ANOS
Frederico fez uma retrospectiva histórica do que era Porto Alegre em 1942, ano da fundação do SINDHA, cuja a capital gaúcha recém se recuperava da grande enchente do ano anterior e o mundo vivia os horrores da Segunda Guerra Mundial. Trazendo para a nossa época, o Deputado salientou a importância do setor da hospedagem e da alimentação como cartões postais de uma cidade e os desafios de funcionar 24 horas por dia, nos 12 meses do ano.
"São empreendedores vocacionados, que fazem do bom atendimento a marca registrada de suas atividades. Sua missão é ser um Sindicato propositivo, organizar o setor, promover o turismo e investir na qualificação das empresas e de seus colaboradores", afirmou.
O Deputado saudou também o presidente da entidade Henry Chmelnístsky, o vice João Antônio Klee, presentes à homenagem, e a toda a diretoria. O Sindicato é a entidade representativa do setor de Hospedagem e Alimentação das cidades de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão./
UNIMED URUGUAIANA: 25 ANOS
E seguindo a pauta de homenagens, Federico Antunes lembrou que cooperar é uma prática ancestral que significa somar esforço e trabalho para atingir um mesmo fim. Mas foi no mundo ocidental que o conceito do cooperativismo ganhou identidade. Neste contexto, surgiu a primeira cooperativa de trabalho na área da medicina, do Brasil e das Américas: a União dos Médicos – Unimed, fundada na cidade de Santos, em São Paulo, em 1967, há 50 anos. E mais tarde, já no Rio Grande do Sul, nascia a UNIMED Uruguaiana, em 1992. Desde então, o crescimento da UNIMED foi natural e sustentado por sólidas bases de gestão e de qualidade. "Neste 1/4 de século, a minha UNIMED, da minha Uruguaiana, muito me orgulha por apoiar projetos sociais, investir em tecnologia de ponta para exames de imagens, ampliar sua rede de atendimento e médicos cooperados, além de promover inúmeras ações da áreas culturais, esportivas e sociais", disse Frederico.
O Deputado também saudou a atual gestão, formada pelo presidente Dr. Lourival Araújo Gonçalves, o vice Dr. Oscar Medeiros Blanco, o Superintendente José Francisco Valls, o secretário Dr. Marcelo Luis Jaenisch e os Conselheiros Dr. Jackson Augusto Gewehr, Dr. Gerson Jochelavicius, Dr. Hélio Lemos de Freitas e Dr. José Fernando Tarragô.
Estiveram presentes na Assembleia, o diretor Institucional da Unimed Uruguaiana, Luiz Antônio de Souza Marty e o vice da Federação das Unimeds, Dr. Manoel Soares Pitrez Filho.
No Brasil, o Sistema Unimed está presente em 84% do território nacional, formado por 348 cooperativas médicas, 118 milhões de beneficiários e mais de 114 mil médicos cooperados.
"Parabéns à Unimed Uruguaiana por seus 25 anos de cuidados com a saúde, o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos da Fronteira Oeste", finalizou Frederico Antunes.
Fotos: Árima Corletto
Nenhum comentário:
Postar um comentário