terça-feira, 23 de abril de 2019
AMFRO E CODEPAMPA DEBATEM A CRISE NA LAVOURA DE ARROZ
Ernani Ruschel, chefe de gabinete do Deputado Frederico Antunes, participou na manhã desta segunda-feira (22) da reunião da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, presidida pelo prefeito Eduardo Bonotto, de São Borja e do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, presidido pelo prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves.
Na pauta do encontro da AMFRO e do CODEPAMPA, realizado sede da FAMURS, em Porto Alegre, a crise na lavoura orizícola, considerada por todas as autoridades presentes como sendo uma crise não só de um setor, mas também de toda a cadeia econômica, pois impacta também no comércio e nos serviços de mais de 140 cidades gaúchas.
Segundo o Instituto Rio-grandense do Arroz, a estimativa é que safra no Estado chegue em 2019 a 7,3 milhões de toneladas, 12% a menos que no ano passado. A produção menor significa custo maior. Segundo os produtores, o cenário foi de prejuízo em 13 dos últimos 15 anos. O levantamento mostra que o preço médio da venda de cada saca de 50kg é de R$ 38,00, enquanto o custo é de R$ 45,00. Isso ocasiona perda de competitividade do Brasil em relação a outros países, principalmente com os vizinhos do Mercosul, que possuem custos mais baratos.
Estiveram presentes o senador Luiz Carlos Heinze; os Secretário Estadual de Agricultura, Covatti Filho; o Deputado Federal Jerónimo Goergen e prefeitos ou representantes das cidades de Alegrete, Barra do Quaraí, Itacurubi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, Uruguaiana e Lavras do Sul, além de lideranças do setor orizícola de varias cidades. O vice presidente da Federarroz, Alexandre Velho, também participou do debate.
Questões como a redução da área plantada, queda na produtividade, desemprego no setor, tributação, guerra fiscal, terminal portuário dedicado, acesso à financiamento público, governo identificado com a metade sul e inserção do arroz na merenda escolar, foram os principais temas debatidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário