segunda-feira, 29 de junho de 2020

BRASIL E URUGUAI ACERTAM PROTOCOLO COMUM PARA AÇÕES DE COMBATE AO COVID-19


Medida havia sido sugerida pelo presidente da Comissão do Mercosul, deputado Frederico Antunes e a secretaria Arita Bergmann a autoridades dos dois países durante reunião no dia 30 de maio

Durante videoconferência realizada neste final de semana entre autoridades do Brasil e Uruguai, ficou definida oficialmente a realização de acordo binacional com o Uruguai para a adoção de protocolo piloto envolvendo as cidades de Santana do Livramento (BR) e Rivera (UY) para a realização de ações sanitárias conjuntas de enfrentamento da pandemia da Covid-19. As tratativas sugeridas pelo presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Frederico Antunes e pela secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann no início do mês, já haviam percorrido todos os caminhos, desde a formação de um grupo até o encaminhamento do texto base para aprovação no Ministério da Saúde brasileiro. Prefeitura e Intendência de Livramento e Rivera, Secretaria de Saúde do RS e Ministério da Saúde do Uruguai já haviam dado sinal verde para o acordo, restando apenas o aval do ministério da Saúde que ocorreu neste final de semana.

O protocolo único prevê a complementação dos serviços de saúde nos dois lados da fronteira, realizações de testes para o Covid-19, além de ações de desinfecção, restrições à circulação de pessoas nas duas cidades e campanhas integradas de conscientização comunitária.

A reunião virtual que culminou com o acordo sanitário histórico entre os dois países contou com a presença do ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, do Embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio Simões, do Coordenador da Área Internacional do Ministério da Saúde do Brasil, Conselheiro Flávio Werneck, das secretárias da Saúde do RS, Arita Bergmann e, de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, do secretário da Saúde de Rivera, Dr. Carlos Sarries, Diretora de Coordenação do Ministério de Saúde Pública do Uruguai, Karina Rando, Diretor do Departamento de Fronteira do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, Embaixador Nelson Chaben, da Coordenadora Epidemiológica de Livramento, Gabriela Formoso. O prefeito de Santana do Livramento, Ico Charopen, a intendente e Rivera, Alma Gallup, osenador Uruguaio, Tabare Viera e o deputado, Marne Osório também participaram ativamente para a concretização desse acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário