quarta-feira, 9 de setembro de 2020

FREDERICO ANTUNES PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE COMPETITIVIDADE QUE DEBATEU QUESTÕES DA FRONTEIRA DO RS

O Deputado Frederico Antunes, que também ocupa o cargo de presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, participou nesta quinta-feira (03), do 5º Fórum Digital Regional que integra o Seminário Competitividade pelo Rio Grande- Juntos para Recomeçar.

O debate de hoje esteve concentrado nas demandas das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, suas características, necessidades, potencial produtivo e gargalos para o desenvolvimento. 

Entre os painelistas estiveram na sala virtual, os prefeitos de São Borja, Eduardo Bonotto e de São Gabriel, Rossano Gonçalves; o reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge; os empresários Valter José Potter e Caio Nemitz, e o produtor rural Pedro Pires Piffero, além de deputados estaduais e o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo. 

Por mais duas horas, convidados e parlamentares, debaterem questões relacionadas a educação e pesquisa; a importância do agronegócio como pilar da economia; a diversidade na produção agropecuária que vai além do gado, do arroz e da soja; a integração entre os países do Mercosul; as fontes de energias sustentáveis a partir da casca do arroz, fotovoltaica e energia éolica; a necessidade de melhorias na infraestrutura da região, principalmente nas estradas estaduais que escoam a produção até as BRs e por onde as cargas são levadas para outros estados e países; e também a união de esforços entre o poder público e  iniciativa privada, neste momento de retomada econômica pós pandemia do novo coronavírus. 

Durante a sua fala, o Deputado Frederico Antunes saudou a todos pelo debate e falou também como líder do governo no parlamento gaúcho, destacando a importância do Estado seguir o seu plano reformas que irão proporcionar melhores condições de competitividade para quem produz, trabalha e potencializa recursos. 

“O Estado está inchado. Com muito diálogo e transparência, estamos buscando o entendimento para darmos continuidade às reformas e mudanças tão necessárias a todos os gaúchos, principalmente agora neste momento de retomada do desenvolvimento econômico e social”, afirmou o Deputado Frederico. 

Com relação ao grande potencial energético da região da Fronteira e Campanha e a integração das fontes de energias sustentáveis, Antunes informou a todos a confirmação recebida hoje sobre o fechamento do acordo de venda da termoelétrica AES Uruguaiana para o Grupo SAESA SOLUCIÓN ENERGÉTICA, da Argentina. A ideia é retomar a produção e os planos de construção de um gasoduto até Porto Alegre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário