
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira (16) para debater o piso salarial estadual.
Ao final do encontro, de acordo com o deputado Frederico Antunes (PP), os encaminhamentos que deverão ser feitos em acordo com as representações de trabalhadores que estiveram presentes na audiência pública. Entre as demandas que serão negociadas com o governo estadual estão as definições referentes às faixas salariais, inclusões e trocas, além de definir, no PL 96/2011 que tramita na Assembleia, que o piso salarial estadual entrará em vigor em janeiro.
Na última proposta enviada ao Executivo, as centrais sindicais reivindicaram reajuste de 12,59%. O cálculo apresentado leva em consideração a média do crescimento do PIB do país e do Estado dos dois últimos anos, acrescido do INPC acumulado dos últimos 10 meses, mais o acúmulo da defasagem do piso regional, dividido em quatro parcelas a serem repostas nos próximos anos.
Participaram da audiência pública os deputados Frederico Antunes (PP), Gerson Burmann (PDT), Raul Carrion (PCdoB), Heitor Schuch (PSB) e Alexandre Lindenmeyer (PT), além de representantes da Fecosul, Nova Central, CUT RS, Força Sindical RS, UGT, CGTB, Fessergs, Federação dos Sapateiros do RS, Sindicato dos Empregados do Comércio do RS, Fetag, Fecosul, Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Sinduscon, Sindicato das Domésticas, Famurs e Federasul, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário