
No Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (15), o deputado Frederico Antunes (PP) homenageou o Colégio Santa Teresa de Jesus, de Santana do Livramento, pela passagem de seu centenário. “Fronteiriço que sou, não poderia deixar de projetar essa história exemplar para o Rio Grande inteiro. E o faço também para demonstrar que, no esteio do Colégio Santa Teresa de Jesus, temos um modelo de instituição que não se resume unicamente ao seu propósito presencial. Mais do que educar nos conteúdos curriculares, forma homens e mulheres de bem para uma sociedade melhor”, afirmou.
Instituição
O orador do Grande Expediente fez referência a aspectos históricos da instituição. Segundo ele, o Colégio Santa Teresa de Jesus começou seus trabalhos em 1911, por solicitação dos moradores de Santana do Livramento que conheciam a atuação da companhia católica no país vizinho, o Uruguai. “Já naquela época, os colégios teresianos eram referência em qualidade de ensino formal e moral”, disse.
Frederico também citou o nome das irmãs pioneiras, provenientes de diversos países: as portuguesas Helena Rodrigues, Olinda Araújo, Ana Maria Silva, Luísa Andrade, Rosa Mendes, a espanhola Antonieta Purull e a mexicana Maria Luiza Madrigal, além da coordenadora provincial Dolores Folch e da conselheira Esperança Bachaulí. “O componente multicultural, naturalmente comum a uma região fronteiriça, se solidificava nas diversas nacionalidades das primeiras professoras”, contou.
Segundo o deputado, o Colégio Santa Teresa de Jesus destacou-se pela excelência na formação de professores: até 1990, a instituição formou mais de 3.500 docentes. Atualmente, a escola oferece educação infantil, ensino fundamental e ensino médio a 685 estudantes, distribuídos em 25 turmas.
Participações
Associaram-se à homenagem os deputados Adolfo Brito (PP), Gerson Burmann (PDT), Miki Breier (PSB), Edson Brum (PMDB), Cassiá Carpes (PTB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Nelsinho Metalúrgico (PT).
Acompanharam o Grande Expediente o secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, a coordenadora provincial da Companhia de Santa Teresa de Jesus, irmã Assunta Romio, a diretora do Colégio Santa Tereza de Jesus de Santana de Livramento, irmã Isabel Morelló Culubret, o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, o presidente da Câmara de Santana do Livramento, vereador Sérgio Moreira, além de alunos, ex-alunos e professores da instituição homenageada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário