
Centenas de produtores de arroz de São Gabriel e região participaram esta manhã (03), de audiência pública organizada pela Câmara Municipal de São Gabriel em parceria com o Sindicato Rural, Associação dos Arrozeiros e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. A mobilização, realizada na Praça Fernando Abbot no centro de São Gabriel integra as manifestações que objetivam a adoção de soluções urgentes para o setor que enfrenta uma das crises mais graves da história.
Os arrozeiros exigem, entre outros pleitos, a suspensão imediata da entrada do produto por parte dos países integrantes do Mercosul, o escoamento de 2 milhões de toneladas de arroz gaúcho para fora do país, a fixação de preço-meta para o produto e a equalização do ICMS para o arroz.
O deputado Frederico Antunes (PP) cobrou uma ação mais efetiva dos Governos Federal e do Estado nas questões envolvendo a grave crise do setor orizícola. “É preciso adotar medidas urgentes, sob pena do agravamento de uma crise que coloca um risco um dos segmentos de maior importância para a economia gaúcha, sem falar dos empregos diretos e indiretos que mantém”, advertiu Frederico Antunes. Já o deputado Edson Brum (PMDB) solicitou a suspensão imediata da entrada do arroz dos países do Mercosul.
Os deputados federais Jeronimo Goergen (PP/RS) e Luiz Carlos Heinze (PP/RS)cobraram também uma maior ação do governo Federal e principalmente do governador Tarso Genro na busca de soluções para o setor que enfrenta uma das suas maiores crises. "O governador Tarso tem que trabalhar mais e nos ajudar", finalizou Heinze. Jeronimo Goergen anunciou que na próxima terça-feira inicia a coleta de assinaturas para a instalação da CPI do Mercosul no Congresso Nacional.
Participaram ainda da audiência pública os prefeitos de São Gabriel, Rossano Gonçalves; de Vila Nova do Sul, Sérgio Coradini; de Santa Margarida do Sul, Claudia Goulart, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Gabriel, Carlos Alberto Lannes, o presidente da Federarroz, Renato Rocha; o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel, Zeferino da Silva, além de dezenas de prefeitos, vereadores e representantes de sindicatos rurais e associação de produtores de arroz.





Nenhum comentário:
Postar um comentário