terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Frederico: Ministério da Agricultura vai nomear novos fiscais para controle sanitário, fitossanitário e zoossanitário



O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) irá nomear nos próximos dias, 12 novos fiscais para o controle sanitário, fitossanitário e zoossanitário de mercadorias e produtos. Vai realizar ainda em 2012 concurso público para a função. A notícia foi transmitida esta tarde ao deputado Frederico Antunes (PP) pelo ministro Mendes Ribeiro Filho e pelo Diretor de Política Agrícola, Caio Rocha durante audiência realizada nesta terça-feira (28), em Brasília.

De acordo com o deputado, nos últimos quatro anos estamos nos deparando com a redução continua do quadro de servidores públicos em atividade nas fronteiras gaúchas, promovendo um desiquilíbrio econômico, no qual reflete diretamente na queda de volumes consideráveis de produtos destinados a importação ou exportação, que necessitam de anuência como pescados, frutas e grãos, produtos que faziam parte do cotidiano diário dos portos secos e estão reduzindo gradativamente, devido as dificuldades operacionais enfrentadas.

O ministro Mendes Ribeiro destacou durante o encontro que a intenção da pasta é de que pelo menos três, dos 12 fiscais que serão nomeados, sejam destinados para a função no Rio Grande do Sul. "Estamos aguardando a liberação das nomeações pela ministra Mírian Belchior para que os atuais 12 servidores que estão credenciados a assumir, possam tomar posse ainda no mês de março", disse.

Frederico lembrou que o volume de cargas cresceu mais de 100 vezes desde 2002, mas o efetivo de fiscais não cresceu e até sofreu redução. "O porto seco de Uruguaiana, o maior da América Latina, assim portos de São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí e Jaguarão são responsável pela entrada de divisas significativas no país. Por isso não pode ser penalizado, sob pena de comprometer o crescimento do setor que é fundamental para a economia da Fronteira Oeste e do país", concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário