quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FRENTE PARLAMENTAR DA ENERGIA EÓLICA REALIZA REUNIÃO PREPARATÓRIA EM ALEGRETE PARA O FÓRUM DE ENERGIA EÓLICA



O presidente da Frente Parlamentar Pró Energia Eólica, realiza nesta quinta-feira (27), uma reunião preparatória com lideranças locais para a organização do Fórum Regional de Energia Eólica, que será promovido pela Frente em outubro, em local ainda a ser definido. Foram convidados para este primeiro encontro, autoridades políticas e empresariais do município, além de professores da Faculdade de Engenharia da UNIPAMPA. A reunião será realizada na Pampa Tech, às 18h30. (Av. Tiarajú, 1460, em frente ao Parque Lauro Dornelles)

A Frente Parlamentar, instalada em junho na Assembleia e presidida por Frederico Antunes, tem o objetivo de buscar a expansão de recursos e melhorias da rede de energia eólica no Rio Grande do Sul, cuja potência instalada é de 1.285 MW, que representa 21% do todo o Brasil. Com os investimentos previstos de 18 novas linhas de transmissão, 7 novas subestações e 14 ampliações, o Estado irá praticamente duplicar a sua potência instalada. O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado do país no ranking dos fornecedores de energia eólica para o sistema interligado nacional e poderá subir nesta posição.


FRONTEIRA OESTE TEM O MAIOR POTENCIAL EÓLICO

Os municípios de Uruguaiana, Alegrete, Santana do Livramento e Quaraí estão entre os que possuem o maior potencial eólico no Estado, podendo com isso gerar cerca de 800 MW de energia eólica a mais. Frederico Antunes, salienta a importância do fortalecimento das operações dos atuais parques eólicos e do incentivo à implantação e o desenvolvimento de novas unidades em solo gaúcho, considerando as potencialidades já confirmadas por estudos técnicos, sobre os ventos que sopram principalmente na fronteira oeste gaúcha.

“A Frente Parlamentar tem um trabalho permanente na Assembleia e conta com o apoio de todas as bancadas, tendo como foco a geração de energia limpa, em especial nos municípios da Fronteira Oeste e Metade Sul. Nossa meta é diminuir os custos de licenciamentos ambientais e aumentar a capacitação dos municípios no sentido de avaliar os novos projetos”, destaca Frederico Antunes.

Para o Fórum Regional que será realizado em outubro, serão convidados também o Secretário de Minas e Energia Lucas Redecker e o Diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, que estiveram na instalação da Frente Parlamentar. Além de várias autoridades e especialistas do setor energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário