quinta-feira, 21 de setembro de 2017

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PRESTA HOMENAGEM À OPERAÇÃO VERÃO DE FRONTEIRA


Deputado Frederico Antunes também entregou a Medalha da 54ª Legislatura aos chefes da PF e da PRF em Uruguaiana

O parlamento gaúcho prestou hoje um reconhecimento à força de trabalho e o exemplo de hospitalidade da Fronteira Oeste gaúcha. O vice-presidente da Assembleia e presidente da Comissão do Mercosul, Deputado Frederico Antunes, proferiu um Grande Expediente, no Plenário ‪20 de Setembro‬, em homenagem à Operação Verão de Fronteira 2016/2017.

O Deputado iniciou seu discurso ressaltando o trabalho operacional que resultou na maior operação migratória por via terrestre, em todo o território nacional, no último verão. Foram ações simultâneas de logística, fiscalização de fronteira, infraestrutura aduaneira, estratégias de segurança, comunicação, recursos humanos, questões territoriais, socioculturais e intensa migração turística. E tudo isso
sem o registro de nenhum incidente. Pela Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de Los Libres, passaram cerca de UM MILHÃO E 200 MIL turistas entre dezembro de 2016 e março de 2017. Foram aproximadamente 400 mil veículos nesse período, chegando a picos de 25 mil carros num só dia. Atraídos pelo dólar valorizado e pelas belezas naturais do nosso extenso litoral, os turistas do Mercosul lotaram as praias brasileiras e entraram no país, em sua maioria, por Uruguaiana. Mesmo os aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, não registraram um fluxo tão intenso de argentinos como na Fronteira Oeste.

‪Após o período do Grande Expediente, o Deputado Frederico também entregou a Medalha da 54ª Legislatura, do parlamento gaúcho, ao Chefe da Polícia Federal de Uruguaiana, Delegado André Luiz Martins Epifânio e ao Chefe da 13ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Eduardo Amaral Bertão, pelos valorosos serviços prestados no comando das forças policias durante a Operação Verão 16/17. Epifânio assumiu o cargo na PF em 2012 e Bertão deixou esse mês a função de chefia da PRF que ocupava desde 2014. Agora, ele se prepara para ser transferido para Santa Maria. ‬

PLANEJAMENTO UNIU DOIS PAÍSES E VÁRIOS SETORES

Frederico também ressaltou que a preparação para a Operação Verão começou ainda em 2016. Ele lembrou das diversas reuniões que participou em Uruguaiana e dos Grupos de Trabalho formados por empresas, entidades, lideranças políticas, órgãos públicos Municipal, Estadual e Federal. Todos unidos pelo mesmo projeto de montagem da infraestrutura em tempo recorde e promovendo a integração entre Brasil e Argentina.

"O turismo quando é bem cuidado movimenta a economia, gerando emprego, renda e dignidade para as pessoas. E hoje nós precisamos incentivar a entrada de recursos no nosso Estado. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal foram fundamentais nesse processo de fiscalização dos visitantes e na segurança do trânsito dos estrangeiros. O Delegado Epifânio e o Inspetor Bertão estão de parabéns pelo excelente trabalho e a Assembleia Legislativa faz à eles uma justa homenagem."

OPERAÇÃO VERÃO 2018

O Deputado Frederico Antunes também afirmou que o trabalho para a próxima temporada de veraneio já começou e adiantou algumas ações que estão sendo planejadas, como a instalação de máquinas de autoatendimento para o fornecimento de senhas aos turistas, descontos e promoções na rede hoteleira de Uruguaiana, cadastramento e organização do comércio na Ponte Internacional, e novamente, o reforço de policiais federais e agentes da PFR, além de integrantes da Força Nacional de Segurança, que agora devem somar-se ao efetivo não só nas aéreas das aduanas, como também na cidade e seus arredores. Este ano, Uruguaiana recebeu o reforço de 50 agentes da PF e 39 policiais da PRF, vindos de vários pontos do país.

"Não adianta só dizer que as fronteiras precisam ser cuidadas. Elas precisam ser efetivamente cuidadas. E este parlamento está atento a isso", concluiu Frederico Antunes.




  



Nenhum comentário:

Postar um comentário