Frederico Antunes participa da inauguração do Centro para enfrentamento das hepatites virais em Uruguaiana
O deputado Frederico Antunes (PP), acompanhado da governadora Yeda Crusius (PSDB) e do prefeito Sanchotene Felice (PSDB)participa nesta sexta-feira (30), em Uruguaiana, da inauguração o sétimo Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (Cammi). A instalação do centro em Uruguaiana segue uma estratégia do Programa de Enfrentamento das Hepatites Virais, do Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado, para a implantação de pelo menos um Cammi em cada macrorregional do Rio Grande do Sul.
O objetivo é ampliar a oferta e a qualidade do tratamento da Hepatite C. Os medicamentos são repassados pelo Ministério da Saúde, ficando sob responsabilidade do Estado a distribuição aos municípios e Cammis para atendimento aos usuários. Em Uruguaiana, serão atendidos 42 usuários cadastrados e que residem no município. Os agendamentos dos pacientes serão feitos a partir do dia 3 de maio.
A Secretaria da Saúde capacitará os profissionais, além de gerenciar a demanda e garantir o estoque de medicamentos necessários para o tratamento dos usuários. O município disponibilizou a estrutura física e os recursos humanos para a formação de uma equipe multidisciplinar formada por dois médicos gastroenterologistas, dois farmacêuticos e uma enfermeira. O Cammi vai funcionar em dois turnos e assegurar uma maior adesão ao tratamento e o uso racional dos medicamentos, atendendo aos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas regulamentados pelo Ministério da Saúde.
Hoje, estão instalados no Estado 6 Cammis localizados em Pelotas, Rio Grande, Caxias do Sul e Passo Fundo. Porto Alegre conta com dois centros, um no Hospital Sanatório Partenon e o outro funciona em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e com o Hospital de Clínicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário