quinta-feira, 31 de março de 2011

Frederico Antunes participa de reunião no Centro Empresarial do Alegrete


Em reunião com a diretoria do Centro Empresarial do Alegrete (CEA), na tarde tarde desta sexta-feira (31), o deputado Frederico Antunes (PP), recebeu convite para participar da 11ª edição da Fenegócios, que ocorre entre 14 e 17 de abril. Durante o encontro, Frederico reiterou o a magnitude do evento que é expressivo para Alegrete e os municípios da região, visando o seu desenvolvimento, em especial, nos segmentos da pecuarista, orizicultura e negócios.

Frederico visita Câmara de Vereadores de Alegrete



Em visita ao Legislativo de Alegrete, na manhã desta sexta-feira, (01/04), o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, participou de reunião com o presidente da Câmara, Jose Eduardo Aguiar e com os vereadores Sandro Barua (PP), Leni Caldeira, Mírian Shure(PP), Celeni Viana (PSDB), Darcy Tolio (PSDB), Leonardo Gonçalves (PMDB) e Chico das Pedras (PTB) discutindo ações em conjunto que venham beneficiar o município. “Como representante de Alegrete e região tenho trabalhado na Assembleiabuscando alcançar melhorias nos diversos setores da economia local e regional”, ressaltou o deputado.

Logo após o Deputado Frederico Antunes realizou visita à sede do PP alegretense.

Frederico Antunes participa das comemorações dos 120 anos da ACIL



O deputado Frederico Antunes (PP), prestigiou na noite desta quinta-feira (31), a cerimônia que marcou os 120 anos de fundação Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL). O evento ocorreu no Clube Comercial e reuniu lideranças políticas, empresariais, comerciais de todo o Estado.

Ao cumprimentar a ACIL, em nome do Parlamento gaúcho, Frederico destacou a determinação e trabalho em prol do empresariado que a entidade vem realizando a mais de uma década. O vice-presidente da Assembleia Legislativa destacou também que quando da fundação da ACIL, em 08 de março de 1891, a entidade tinha como principal objetivo lutar pelo levantamento da chamada Zona Fiscal e pelos direitos e liberdades comerciais na região da fronteira.

Deputado Frederico Antunes conversou ainda sobre Faixa de Fronteira com o presidente da ACIL, Sérgio Oliveira.

O governador Tarso Genro, secretários de Estado, o prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, empresários e lideranças da Fronteira Oeste também prestigiaram o evento.

Frederico se reúne com lideranças de Quaraí



O deputado estadual Frederico Antunes (PP) participou nesta quinta-feira (31/03), de reunião com lideranças do município de Quaraí. Durante o encontro, que contou com a presença do prefeito João Carlos Gediel (PMDB), do vice-prefeito Joãozinho (PP), dos vereadores Fabrício Alves de Souza (PSDB), Izar Pereira (PMDB), Claudiomiro Menna Barreto (PR) e André Pinto (PSDB), além de lideranças do município.

Durante a reunião, Frederico apresentou um balanço da sua atividade na Assembleia Legislativa e ressaltou o trabalho que vem realizando em defesa de Quaraí e da Fronteira Oeste. Frederico falou ainda sobre a lei da Faixa de Fronteira, o projeto de Lei que tramita na Câmara Federal sobre Free Shopps no lado brasileiro e a comercialização do arroz que vem ocorrendo através de um preço irreal.

Frederico Antunes participa da eleição dos legisladores da Fronteira Oeste



O deputado Frederico Antunes (PP) representou o Parlamento gaúcho na eleição da nova diretoria da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro), realizada nesta quinta-feira (31), no município de Quaraí. Frederico, durante o encontro destacou a importância da entidade no sentido de fortalecer os anseios das comunidades da Fronteira Oeste. "É indispensável neste momento trabalhar em conjunto, para que somando idéias, possamos incrementar o desenvolvimento da região", destacou.

Para o parlamentar, a eleição do vereador do Alegrete, Celeni Viana (PSDB) para a presidência da entidade é a prova de que um rodízio entre as sedes dos presidentes é salitar para o fortalecimento da Ulfro que tem representado em sua diretoria todos os municípios da Fronteira. Frederico disse ainda que novos debates estão sendo pautados na Assembleia Legislativa, com a participação de todos os segmentos da sociedade envolvidos e comprometidos com o desenvolvimento da Fronteira Oeste e do Mercosul neste ano de 2011.

O evento pluripartidário contou com a participação de vereadores de Alegrete, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Maçambará, Manoel Viana, São Gabriel e Uruguaiana.

Nova Diretoria

Presidente: Vereador Celeni Viana (Alegrete)
1o Vice: Mauro Brum (Uruguaiana)
20 Vice: André Pinto (Quaraí)
1o Secretário: Vereadora Aline Coffi (Itaqui)
1o Tesoureiro: Sérgio Moreira (Santana do Livramento)

Comissão de precatórios será instalada segunda-feira


A comissão especial para analisar a constituição, administração e o efetivo pagamento dos precatórios judiciais do Rio Grande do Sul será instalada na próxima segunda-feira (04/04), na Assembleia Legislativa. A informação é do deputado Frederico Antunes (PP), autor da proposta e que presidirá o grupo de trabalho que terá quatro meses para elaborar as suas conclusões. O deputado Miki Breier (PSB) será o relator.

Frederico considera a comissão fundamental para realizar um estudo detalhado da situação real deste tipo de débito do Estado. “Precisamos mapear todos os detalhes para buscar alternativas para o pagamento destas pendências”, acrescentou. O parlamentar progressista destacou a necessidade de se organizar e racionalizar a ordem dos pagamentos. “Milhares de famílias gaúchas necessitam com urgência dos valores cujos depósitos são protelados há muito tempo”, lamentou.

Antunes destacou como fundamental desenvolver o trabalho da comissão em consonância do Legislativo com o Governo do Estado, responsável pelo pagamento dos precatórios. “O objetivo do grupo de trabalho é a busca de soluções e não encontrar culpados pela demora. O esforço conjunto será decisivo para atingir os objetivos que beneficiará milhões de gaúchos”, concluiu.

Fazem parte da comissão os deputados Edson Brum (PMDB), Maria Helena Sartori (PMDB), Chicão Gorski (PP), Valdeci Oliveira (PT), Luiz Lautermann (PT), Jeferson Fernandes (PT), Marlon Santos (PDT), Alceu Barbosa (PDT), Jurandir Maciel (PTB) e Adilson Troca (PSDB).

Frederico: Comissão de Assuntos Internacionais recebe pedido de ajuda humanitária



A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais conheceu nesta quarta-feira (30), a pedido do deputado Frederico Antunes, o trabalho desenvolvido pelo médico uruguaianense Raul Fagundes Valls, denominado “De mãos dadas com a África”. Valls busca apoio do Parlamento e outras instituições para arrecadar fundos para construção de uma escola para crianças carentes da tribo Massai, no Quênia, na África.

Aos parlamentares do órgão técnico, Valls mostrou imagens de sua visita ao continente, recentemente, onde se sensibilizou com a falta de estrutura e condições em que vivem dezenas de crianças com idade entre 3 e 6 anos. “Posso ser criticado por pensar em solucionar um problema que também existe aqui em nosso país”, disse. “Mas é um trabalho humanitário, da mesma forma que desenvolvo na minha cidade (Uruguaiana)”.

O convidado anunciou que uma exposição fotográfica sobre a cultura Massai será inaugurada no Solar dos Câmara, dia 29 de junho. O deputado Frederico Antunes (PP) manifestou que levará a demanda à presidência da Casa.

Frederico Antunes e SDAERGS solicitam intervenção do Estado para ampliar fiscalização da ANVISA



O deputado estadual Frederico Antunes (PP), acompanhado do presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Lauri Kotz e do prefeito do Chuí, Hamilton Lima participaram hoje (31), em Porto Alegre, de audiência com o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. Durante o encontro, foi solicitada a intervenção do governo do Estado na elaboração de um convênio entre o SDAERGS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o município do Chuí para possibilitar a continuidade da fiscalização dos produtos que ingressam no Brasil por este posto de fronteira.

De acordo com o deputado Frederico, a situação anda complicada nos postos de fronteira do Rio Grande do Sul, em especial no município do Chuí. “Não há servidores da ANVISA lotados no Chuí para inspeção de mercadorias na fronteira. Por este motivo, a fiscalização de produtos é dependente de fiscais de Porto Alegre e Rio Grande. Além disso, 60% dos fiscais da Agência estão em condições de requerer a aposentadoria. Uma solução emergencial tem de ser tomada”, finalizou Antunes.
O secretário Ciro Simoni autorizou a elaboração de um convênio para a fixação de fiscais na região. "Se depender da nossa autorização para a celebração do convênio entre a ANVISA e o município, está autorizado. Já autorizei ao pessoal da vigilância sanitária a tratar do assunto', disse o secretário. Já o presidente do SDAERGS reafirmou a necessidade da parceria para a continuidade dos serviços. “Uma área tão importante para o Comércio Exterior não pode ficar acéfala”, assinalou Lauri.

Nos próximos dias, técnicos da secretaria da Saúde, prefeitura de Chuí e do SDAERGS vão se reunir para a elaboração do convênio.

Frederico debate a instalação de free shops terrestres no lado brasileiro


O deputado Frederico Antunes (PP) participou nesta quarta-feira (30), de reunião uma comitiva de lideranças políticas e empresariais de municípios da fronteira do RS. Na pauta, o Projeto de Lei 6316/2009, de autoria do presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT-RS), que autoriza a criação de lojas francas, os chamados free shops, na fronteira terrestre do Brasil com outros países.

O PL visa aumentar o desenvolvimento nas fronteiras terrestres do Brasil.. A Lei 11.371/2006 que trata dos free shops no país só contemplou os aeroportos brasileiros, deixando de indicar os pontos de fronteira servidos pelas rodovias federais. "Essa situação se apresenta discriminatória, pois exclui dos cidadãos brasileiros que ingressam ou partem do território nacional, a possibilidade de utilização da cota para aquisição de mercadorias estrangeiras, isentas de impostos definidos pelo Ministério da Fazenda", defende Antunes.

Participaram da reunião o prefeito do Chuí, Hamilton Silvério Lima; o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS, Lauri Kotz. De Jaguarão participou o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Paulo Vieira e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Maria Emma Lippolis, além do presidente do Centro Empresarial de Alegrete, Deonir Martini e do empresário Milton Araújo.

Antunes recebe vereadores de Cacequi


O deputado Frederico Antunes (PP) recebeu nesta quarta-feira (30), em seu gabinete, os vereadores de Cacequi, Amauri Fragoso (PP) e Carlos Roberto Rossi (PP). Na oportunidade, Frederico fez um relato de suas ações na Assembleia Legislativa. Além de falar sobre os principais projetos apresentados, o parlamentar deu ênfase ao trabalho direcionado a região em especial, a Cacequi.

Participou também da audiência, o ex-prefeito de Cacequi, Renê Mendonça Filho.

Frederico recebe lideranças de Itaara


O deputado Frederico Antunes (PP) recebeu nesta quarta-feira (30), a visita do vereador Luiz Deloni (PP) e lideranças de Itaara. Durante o encontro, Frederico fez um relato de suas ações na Assembleia Legislativa. Além de falar sobre os principais projetos apresentados, o parlamentar deu ênfase ao trabalho direcionado a região centro do Rio Grande do Sul.

Participaram também da reunião os líderes, Paulo Gilmar Garcia, Cleci Oliveira, João Carlos da Silva e Paulo Roberto Herdina.

sábado, 26 de março de 2011

Frederico propõe encontro entre Dilma e Cristina para definir reativação da Termo AES Uruguaiana


O deputado Frederico Antunes (PP), acompanhado dos presidentes da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT/RS), da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), do prefeito de Uruguaiana Sanchotene Felice e de lideranças da Fronteira Oeste, participou neste final de semana de uma visita técnica a usina Termo AES Uruguaiana

A usina, movida a gás importado da Argentina, está paralisada há mais de dois anos em virtude do corte unilateral no fornecimento do combustível. A interrupção no fornecimento veio após três anos de funcionamento, quando a usina já fornecia energia para o Rio Grande do Sul impulsionando assim novos empreendimentos na região.

Considerada fundamental para a economia da Fronteira Oeste, a reativação da usina termoelétrica é um problema à espera urgente de solução. Segundo o deputado Frederico o desabastecimento deve-se à necessidade de os argentinos suprirem o consumo interno. Adão Villaverde entende que uma solução poderia ser a entrada da Petrobrás no negócio, ela poderia ampliar seu investimento na distribuição de gás.

Durante a reunião realizada após a visita, o deputado Frederico Antunes sugeriu aos presidentes Marco Maia e Adão Villaverde que fosse agendado um encontro entre as presidentes do Brasil, Dilma Roussef e da Argentina, Cristina Kirchner, ainda neste semestre, para se buscar uma solução definitiva para esse problema que já vem se arrastando. O deputado Marco Maia assegurou que vai encaminhar o assunto diretamente a presidente o mais rápido possível. "A Dilma conhece bem o tema, foi ela a articuladora do projeto de instalação da termo que tem capacidade para gerar 650 MW, aqui na Fronteira. Vou tratar deste assunto priortário com a presidenta no nosso próximo encontro", finalizou.

Segundo fontes da AES, além do fornecimento direto de gás da Argentina, existem ainda outras alternativas para a retomada das operações da usina. A primeira, utilizando o gás boliviano, que chegaria a Uruguaiana através da Argentina. A outra, através do fornecimento de gás via Baia Blanca.

Participaram também da visita técnica a termo AES Uruguaiana, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, o deputado Catarina Paladini (PSB), o presidente da CDL de Uruguaiana, Jorge Prestes Lopes; o membro do Conselho de Desenvolvimento do RS, Lauro Delgado; presidente da ABTI, José Carlos Becker; o presidente do SDAERGS, Lauri Kotz; presidente Sindicato Rural de Uruguaiana, Júlio Silveira, da Associação dos Arrozeiros, Walter Arns e os presidentes das Câmaras de Vereadores de Uruguaiana, BArra do Quaraí, Quaraí, Aceguá, Santana do Livramento, Manoel Vianna e São Borja.

Frederico Antunes acompanha carnaval fora de época de Uruguaiana


O deputado Frederico Antunes (PP), prestigiou neste final de semana o Carnaval fora de época de Uruguaiana, considerado o terceiro maior do Brasil. Frederico visitou os barracões, arquibancadas e o camarote oficial na Passarela do Samba e na sequência acompanhou de perto os desfiles das escolas do Grupo Especial.

Frederico Antunes destacou ainda o sucesso do Carnaval local, que mais uma vez levou milhares de pessoas a Uruguaiana. “Realizando a festa fora de época, Uruguaiana tem uma maior visibilidade e assim recebe mais turistas. A cada ano podemos perceber o crescimento e a cada ano está mais organizado, além da qualidade das escolas de samba que apresentam propostas inovadoras. Não ter a concorrência com outras cidades, o Carnaval fora de época torna-se o principal evento de uma região e passa a movimentar ainda mais a economia da região”, concluiu Frederico.

Além do deputado Frederico, também foram recepcionados pelo prefeito Sanchotene Felice na passarela do samba, os presidentes da Câmara Federal, Marco Maia; da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde e o deputado Catarina Paladini (PSB).

Frederico: Assembleia Legislativa debate formas de impulsionar a economia da Fronteira Oeste


Quatro comissões permanentes da Assembleia Legislativa discutiram na sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Uruguaiana, a situação da Faixa de Fronteira. A audiência pública conjunta das comissões de Agricultura, de Saúde e Meio Ambiente, de Economia e do Mercosul inseriu-se na programação do terceiro seminário sobre o tema, promovido pela Força Sindical.

Na visão dos organizadores, a Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e toda faixa de fronteira do Brasil são regiões que merecem tratamento diferenciado e políticas públicas de reversão da baixa dinâmica econômica que enfrentam nas últimas décadas. "É preciso revisar o conceito de faixa de fronteira para permitir investimentos e potencializar a economia, gerar desenvolvimento, emprego e renda nos municípios nela localizados", afirma o coordenador do encontro, Lélio Falcão. Segundo ele, a faixa de fronteira é uma zona de exclusão e não existe em outros países do Mercosul.

O Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência desta área limítrofe, estabelecida em até 150km da fronteira com Uruguai e Argentina e alcançando metade do território do estado. A limitação geográfica está contida na Lei Federal 6634/79, mas vem sendo renovada desde o período do Império. "A faixa de fronteira pode até ser mantida, o que não dá mais para aceitar é que se impeça investimentos nestas áreas", constata o presidente da Força Sindical, Claudio Janta.

Arroz e Código Florestal
Em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Frederico Antunes (PP), que presidiu a audiência, atacou a concorrência desleal do que denomina “ações irracionais” da política vigente nas áreas de fronteira. “Estamos em uma escala de preferência muito baixa na política, temos consciência da distância geográfica desta região, até para as pessoas que decidem vir até aqui é difícil, sabem que precisam andar muito e isto dificulta a representação e a força dos nossos movimentos”, reconheceu o parlamentar.

Um dos principais temas discutidos na reunião foi sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores de arroz, cultura que predomina na Zona Sul e Fronteira Oeste do estado, dentro da faixa de fronteira. Presidente da Associação dos Arrozeiros, Valter Arns apontou contradições na integração proposta pelo Mercosul. “Somos quem mais sofre os efeitos negativos do Mercosul”, afirmou, pregando revisão do acordo sobre a produção do grão. “Estamos transferindo renda para outros países”. Segundo ele, a produção gaúcha supre hoje em torno de 65% do mercado nacional. “Não queremos subsídios, queremos igualdade de condições”.

Produtores rurais e autoridades regionais também criticaram as propostas contidas no texto do novo Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional. Eles consideram que são vistos como destruidores do meio ambiente quando, na verdade, estariam defendendo a conservação ambiental com técnicas de produção que devolve a água irrigada nas plantações, limpa aos rios e arroios.

Carta
A Carta de Uruguaiana 2011, a ser anunciada ao final do encontro e que será entregue aos presidentes da Assembleia Legislativa do RS e da Câmara dos Deputados, seguirá o encaminhamento postulado pela organização, além de apoiar o PL 6316/2009, dos deputados Marco Maia (PT/RS) e Ibsen Pinheiro (PMDB/RS), que autoriza a criação de free shops nos municípios gaúchos localizados dentro da faixa de fronteira. A carta também traz uma moção contrária à adoção da legislação sobre a Reserva Legal, considerada restritiva ao desenvolvimento da Fronteira Oeste.

O seminário contou também com a participação do deputado Catarina Paladini (PSB); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS); do vice-cônsul do Brasil em Paso de Los Libres (AR), Lucas Brandão; de vereadores, autoridades municipais e dirigentes sindicais de Quaraí, Livramento, Manoel Vianna, São Borja, Aceguá e Uruguaiana.

Frederico Antunes participa de reunião com o Chefe de Polícia do RS


O deputado Frederico Antunes (PP), participou na 5a feira (23), de reunião com o chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Ranolfo Vieira Júnior e lideranças de Uruguaiana e de municípios da Fronteira Oeste.

O encontro, realizado na sede do Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, faz parte de uma um grupo de reuniões que as lideranças da Fronteira Oeste e o deputado Frederico vem realizando com os responsáveis pela área da segurança no RS visando a discussão de parcerias e ações conjuntas.

Durante a reunião, Frederico Antunes, destacou a determinação dos empresários e lideranças em participar do debate sobre a prevenção da violência. “O tema segurança é uma preocupação geral de todos na região”, concluiu.

Participaram também do encontro, o presidente da Associação Comércial de Uruguaiana, Jorge Prestes Lopes;o presidente do Conselho de Segurança Pública (Consepro), José Carlos Becker; o presidente da Associação dos Arrozeiros Walter Arns, além de delegados, empresários e representantes da comunidade de Uruguaiana.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Marco Maia, Frederico e Villaverde visitam usina da AES paralisada há dois anos



O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia (PT/RS), o deputado Frederico Antunes (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), realizarão uma visita à usina térmica da AES de Uruguaiana na próxima sexta-feira (25/3) no final da tarde. O objetivo é retomar a mobilização pela reativação do complexo energético cujas atividades estão paralisadas há dois anos. A situação é consequência do descumprimento do governo argentino em fornecer gás natural, insumo fundamental para o funcionamento da usina.

Frederico Antunes considera o reinício das atividades de importância estratégica para permitir a atração de novos investimentos para a Fronteira Oeste. “A energia é componente indispensável para trazer novas indústrias e negócios, mas infelizmente até o ano passado não notamos disposição efetiva do Governo Federal para reverter a situação atual”, lamentou o parlamentar progressista.

O deputado progressista lembra ainda que as negociações que precederam a assinatura do contrato com a Argentina tiveram a participação decisiva da então secretária de Minas, Energia e Comunicações do Governo do Estado e atual Presidente da República, Dilma Rousseff. “Ela conhece o projeto em todos os detalhes, as repercussões econômicas e sociais e tem sensibilidade para determinar uma solução definitiva para este impasse”, finaliza.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Frederico Antunes: Governo do Estado anuncia medidas para São Lourenço do Sul


O deputado Frederico Antunes (PP), 2o vice-presidente da Assembleia Legislativa, participou nesta segunda-feira (21), de audiência com o vice-governador Beto Grill (PSB) e com os secretários da Infraestrutura, Beto Albuquerque e da Habitação e Saneamento, Marcel Frizzon e os deputados Miki Breier (PSB) e Altemir Tortelli (PT).

Durante a reunião realizada no Palácio Piratini, o vice-governador anunciou que, a pedido do deputado Frederico, a CEEE não irá realizar cortes no fornecimento da energia pelo período de 80 dias aos consumidores que não pagarem a conta. O passivo será parcelado em quatro vezes sem juros, mas, para ter o benefício, os usuários devem comparecer ao escritório da companhia no município. Beto Grill disse que através do programa de Eficiência Energética da CEEE que prevê a substituição de geladeiras velhas, aproximadamente 1.400 famílias se habilitar para viabilizar a entrega do novo aparelho em até 60 dias.

A respeito da CORSAN, Beto Grill disse que, por 90 dias, será suspensa a cobrança da tarifa pelas habitações que tiverem sido completamente destruídas e que para os demais domicílios duas faixas de tarifas serão aplicadas: taxa básica de R$ 6,00 na tarifa social e os demais vão pagar taxa de R$ 15,00 por mês.

O Banrisul, em reunião de diretoria nesta semana, vai estudar uma linha de crédito para a aquisição de móveis e para a concessão de capital de giro as empresas de São Lourenço do Sul.

Frederico participa de reunião-almoço no Sincodiv


O deputado Frederico Antunes (PP) participou nesta segunda-feira (21), da reunião-almoço do Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos no Estado (Sincodiv/Fenabrave). Durante o encontro, Frederico falou sobre a atual situação política no Estado, bem como a respeito do aumento do número de veículos no Brasil e suas repercussões. Antunes colocou o seu gabinete parlamentar à disposição dos empresários para a realização do debate em torno da matriz tributária envolvendo o ICMS na venda de veículos.

O presidente do Sincodiv, Hugo Pinto Ribeiro, aproveitou o para agradecer o empenho do deputado Frederico Antunes as questões do setor das revendas de carros e peças no Rio Grande do Sul, principalmente em função da articulação, junto à Secretaria da Fazenda, para alterar a matriz tributária incidente sobre a venda de veículos.

sábado, 19 de março de 2011

Deputados se reúnem com o vice-governador para tratar da repactuação de contas dos atingidos na Zona Sul


O deputado estadual Frederico Antunes (PP) propôs na tribuna da Assembleia Legislativa, que o Governo do Estado autorize a prorrogação dos prazos para os moradores de São Lourenço do Sul e região para o pagamento de contas de luz, água e telefone, entre outras tributos, em decorrência dos prejuízos causados pelas enchentes que assolaram a Zona Sul do Rio Grande do Sul.

Conforme Frederico Antunes, o acordo seria firmado com empresas como Corsan, CEEE, Banrisul, Caixa/RS, entre outras, nos vencimentos relativos aos meses de março e abril deste ano. De acordo com o deputado, a proposição ao Executivo será feita em conjunto com os demais líderes das bancadas representadas no parlamento gaúcho. “É preciso um acordo com os usuários para que as contas sejam repactuadas para mais adiante e a população da zona sul não seja ainda mais prejudicada”, justifica. Para o deputado progressita, é preciso ajudar concretamente os moradores atingidos pela intempérie para minimizar os prejuízos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), aceitou a sugestão do deputado Frederico Antunes. Nesta segunda-feira (21), os dois, acompanhados dos deputados Catarina (PSB) e Miki Breier (PSB), se reúnem com o vice-governador do Estado, Beto Grill. O objetivo do encontro é discutir e aperfeiçoar a proposta.

Frederico prestigia “Carnaval Fora de Época” no Alegrete


Na noite desta sexta-feira (18), o deputado Frederico Antunes (PP), prestigiou o Carnaval do Alegrete, realizado fora de época, uma tradição dos municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Ao lado do prefeito Erasmo Guterrez da Silva, do deputado federal Luiz Carlos Heinze, do presidente do Centro Empresarial do Alegrete, Dionir Martini, do Dr. Bolson, de vereadeores, carnavalescos e lideranças do Alegrete, Frederico visitou o camarote oficial na Passarela do Samba e acompanhou de perto os desfiles das escolas do Grupo Especial.

Frederico destacou o sucesso do Carnaval local, ressaltando a organização e excelente estrutura disponível. “Realizando a festa fora de época, municípios como Alegrete, Uruguaiana, Barra do Quaraí e Santana do Livramento acabam tendo uma maior visibilidade e assim recebendo mais turistas. A cada ano podemos perceber o crescimento da organização dos desfiles e a qualidade das escolas de samba que apresentam propostas inovadoras.”, declarou.

Prestiagiaram também o Carnaval do Alegrete na companhia do deputado Frederico Antunes, as vereadores Mírian Schure (PP) e Leni Caldeira (PP), a ex-prefeita, Leoni Caldeira; o empresário Onélio Pilecco, além de milhares de foliões de município e região da fronteira.

Frederico participa de audiência pública sobre necessidades e carências de São Borja


O deputado Frederico Antunes (PP) participou nesta sexta-feira (18), de Audiência Pública proposta pelo vereador Eugênio Dutra (PP), com a participação deputados federais e estaduais que obtiveram, no mínimo, 100 votos em São Borja e que foram eleitos na última eleição. Durante o encontro realizado na Câmara de Vereadores representantes do município apresentaram uma série de demandas aos parlamentares.
Para o vereador Eugênio Dutra, a audiência serviu para as lideranças políticas, empresariais, do comércio e das entidades de bairro apresentarem um diagnóstico da real situação do município aos deputados e, principalmente, se observar quais deles se interessaram pelos problemas do Município.

O deputado Frederico destacou que reuniões como essa de São Borja deva surgir de referência para os municípios da Fronteira Oeste do RS. “É através deste vinculo com os municípios e os colegas deputados e vereadores que podemos criar parcerias e atuarmos em prol do desenvolvimento da região”, destacou.
Participaram da reunião em São Borja, o deputado Frederico Antunes, que representou a Assembleia Legislativa e os deputados Cássia Carpes, Chicão Gorski, Valdeci de Oliveira e Luiz Carlos Heinze, além de representantes de entidades e sindicatos de São Borja e região,

Demandas solicitadas
• equipamento para realização de mamografia;
• equipamento para realização de tomografia computadorizada;
• equipamento para realização de ressonância magnética;
• designação de mais um médico legista e de um perito criminal para o IGP;
• conclusão do prédio onde deverá ser instalada a Corporação de Bombeiros;
• nomeação de um médico geriatra;
• criação do Centro Geriátrico;
• aquisição de viatura para o Corpo de Bombeiros;
• aumento do efetivo para o corpo de bombeiros;
• aumento do efetivo da Brigada Militar;
• aumento do efetivo da Polícia Civil;
• viabilização para formação de soldados da Brigada Militar
• instalação do Colégio Tiradentes em São Borja;
• ampliação do Presídio Estadual;
• destinação de recursos para construção moradias para servidores da segurança;
• instalação de Coordenadoria Regional da Defesa Civil;
• instalação de Coordenadoria Regional de Saúde;
• recursos para pavimentação da estrada que liga o Município ao Rincão de Santana, numa extensão de 10Km;
• instalação de um hospital regional;
• fortalecimento e disponibilização de campus para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS;
• implantação de programas direcionados que combatam os quadros frequentes de seca na região, através de abertura de poços artesianos e micro-açudes;
• disponibilização do prédio onde atualmente funciona a agência do Banrisul para que sejam realizadas atividades culturais;
• reforma do aeroporto;
• destinação de recursos para asfaltamento da BR 472 ligando São Borja a Garruchos, em virtude da Garabi;
• apoio para a implantação do Curso de Direito na UNIPAMPA Campus São Borja;
• destinação de recursos para construção de quadra poliesportiva em Mercedes, interior do Município;
• destinação de recursos para a construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Apparício Silva Rillo;
• destinação de recursos para implantação de complexo esportivo, com o objetivo de realizar campeonatos amadores nas mais diversas modalidades esportivas;
• apoio para implantação da Zona de Processamento de Exportação – ZPE e de uma plataforma logística em São Borja;
• destinação de recursos para construção de casa que servirá de residência e/ou alojamento para os professores da Escola Oswaldina Batista da Silva, localizada no interior do Município;
• destinação de recursos para a construção de uma sede para a Associação dos Servidores Inativos da Brigada Militar em são Borja;
• destinação de recursos para construção de um centro de tratamento para portadores de Alzheimer;
• destinação de recursos para construção de uma creche para atendimento nos turnos de manhã e tarde dos portadores de Alzheimer;
• destinação de recursos para calçamento da rua Alberto Benevenuto trecho compreendido entre o Ginásio Cleto Dória Azambuja e a Unipampa;

Frederico Antunes recebe reivindicações de Itaqui


O deputado estadual Frederico Antunes (PP) esteve reunido neste final de semana com os vereadores Márcio Palma e Igor Ardais, além de lideranças progressistas. O encontro ocorreu na sede do PP, em Itaqui e contou também com a presença de filiados e lideranças da cidade.

Durante o encontro, foi entregue a Frederico, uma série de solicitações para que o deputado interceda junto a órgãos estaduais a favor de demandas do município. “Tenho compromissos político e familiar com Itaqui. Farei o que for preciso para resolver estas demandas, em especial as ligadas ao setor orizícola que está passando por uma grave crisde”, prometeu Frederico.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Frederico - Audiências - Gabinete Parlamentar

MÉDICO URUGUAIANENSE - RAUL VALS


VEREADOR RUI LUCAS - SÃO GABRIEL


PRESIDENTE DA ABTI, JOSÉ CARLOS BECKER

Parlamentares e trabalhadores buscam melhoria na proposta do piso salarial gaúcho


A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira (16) para debater o piso salarial estadual.

Ao final do encontro, de acordo com o deputado Frederico Antunes (PP), os encaminhamentos que deverão ser feitos em acordo com as representações de trabalhadores que estiveram presentes na audiência pública. Entre as demandas que serão negociadas com o governo estadual estão as definições referentes às faixas salariais, inclusões e trocas, além de definir, no PL 96/2011 que tramita na Assembleia, que o piso salarial estadual entrará em vigor em janeiro.

Na última proposta enviada ao Executivo, as centrais sindicais reivindicaram reajuste de 12,59%. O cálculo apresentado leva em consideração a média do crescimento do PIB do país e do Estado dos dois últimos anos, acrescido do INPC acumulado dos últimos 10 meses, mais o acúmulo da defasagem do piso regional, dividido em quatro parcelas a serem repostas nos próximos anos.

Participaram da audiência pública os deputados Frederico Antunes (PP), Gerson Burmann (PDT), Raul Carrion (PCdoB), Heitor Schuch (PSB) e Alexandre Lindenmeyer (PT), além de representantes da Fecosul, Nova Central, CUT RS, Força Sindical RS, UGT, CGTB, Fessergs, Federação dos Sapateiros do RS, Sindicato dos Empregados do Comércio do RS, Fetag, Fecosul, Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Sinduscon, Sindicato das Domésticas, Famurs e Federasul, entre outros.

Frederico: Comissão do Mercosul aprova quatro requerimentos de audiências públicas


Quatro requerimentos para a realização de audiências públicas foram aprovados, por unanimidade, em reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais nesta quarta-feira (16). Entre os temas que serão abordados pelas audiências estão a situação das barragens Panambi e Garabi, a temática da faixa de fronteira, a impossibilidade da instalação de free shops em cidades gaúchas fronteiriças e as restrições impostas pela Argentina às exportações brasileiras.

O deputado Frederico Antunes (PP) solicitou que a comissão envie correspondência oficial à Presidência da República questionando sobre a aceitação ou não do pedido da cadeia orizícola gaúcha para que, temporariamente, não seja permitido o ingresso do arroz proveniente de países do Mercosul.

Ordem do Dia
Foram aprovados os seguintes requerimentos para realização de audiências públicas:

* Requerimento 1/2011, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), para discutir a situação das barragens Panambi e Garabi. Deverão ser convidados representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, das prefeituras dos municípios que serão atingidos pelas respectivas barragens, a Eletrobrás, do Ministério de Minas e Energia, além de autoridades argentinas;

* Requerimento 2/2011, por solicitação da Força Sindical, tendo como assunto a faixa de fronteira. A audiência pública será realizada em conjunto com outras cinco comissões da Casa, em Uruguaiana, em 25 de março. Serão convidados representantes dos Ministérios da Defesa, da Integração Nacional, da Casa Civil, do Itamaraty, do governo do Estado, do Parlamento do Mercosul, da OEA e da ONU;

* Requerimento 3/2011, de autoria do deputado José Sperotto (PTB), para discutir o projeto de lei 6.316/2009, do deputado federal Marco Maia (PT/RS), e a impossibilidade de implementação da atividade de free shops nas cidades irmãs da fronteira gaúcha. Devem ser convidados os deputados federais Marco Maia (PT/RS), Renato Molling (PP/RS), Manuela d´Ávila (PCdoB/RS) e Ibsen Pinheiro (PMDB/RS), além de representantes de prefeituras, de associações comerciais, sde indicatos rurais, das associações dos municípios da Fronteira Oeste e da Zona Sul. A audiência ocorrerá na Assembleia Legislativa;

* Requerimento 4/2011, de autoria do deputado Mano Changes (PP), para debater as restrições impostas pela Argentina às exportações brasileiras. Deverão ser convidados representantes da Abicalçados, da Movergs, do Simers, da Fiergs, da Fecomércio, da Federasul, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais. A audiência será realizada na Assembleia Legislativa.

terça-feira, 15 de março de 2011

Frederico propõe repactuação de contas para atingidos das enchentes na zona sul



O deputado estadual Frederico Antunes (PP) propôs nesta terça-feira (15), que o Governo do Estado autorize a prorrogação dos prazos para os moradores de São Lourenço do Sul e região para o pagamento de contas de luz, água e telefone, entre outras tributos, em decorrência dos prejuízos causados pelas enchentes que assolaram a Zona Sul do Rio Grande do Sul.

Conforme Frederico Antunes, o acordo seria firmado com empresas como Corsan, CEEE, Banrisul, Caixa/RS, entre outras, nos vencimentos relativos aos meses de março e abril deste ano. De acordo com o deputado, a proposição ao Executivo será feita em conjunto com os demais líderes das bancadas representadas no parlamento gaúcho. “É preciso um acordo com os usuários para que as contas sejam repactuadas para mais adiante e a população da zona sul não seja ainda mais prejudicada”, justifica. Para o deputado progressitas, é preciso ajudar concretamente os moradores atingidos pela intempérie para minimizar os prejuízos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), aceitou a sugestão do deputado Frederico Antunes. Na próxima quinta-feira (17), os dois, acompanhadoa por um grupo de parlamentares, se reunirão com o vice-governador do Estado, Beto Grill. O objetivo do encontro é discutir e aperfeiçoar a proposta.

sábado, 12 de março de 2011

Frederico Antunes participa da 21a Festa da Colônia


O deputado Frederico Antunes (PP), representando o parlamento gaúcho, participou neste sábado da cerimônia de abertura oficial da 21a Festa da Colônia de Gramado. O evento, que nesta edição vai até o dia 27 de março, está de casa nova, já que ganhou espaço fixo no ExpoGramado, um antigo sonho dos colonos e da comunidade. "O evento cresceu demais nos últimos anos, já não cabia mais na área próxima à rodoviária. A transferência para o parque foi um grande acerto já que será fixo e atenderá as demais feiras e eventos que ocorrerão neste ano no ExpoGramado", finalizou Frederico.

Na Festa da Colônia o visitante pode conhecer desde a história dos imigrantes que colonizaram Gramado até uma variada linha de produtos coloniais, como biscoitos, massas, geleias, sucos, vinhos, embutidos e queijos, além da farta gastronomia dos restaurantes típicos alemão e italiano. Outra atenção, é o setor de fornos, já que a todo momento saem pães e cucas com os mais variados recheios. No palco, ocorrem os shows de dança e música típica dos colonizadores.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Frederico cobra audiência com Dilma para definir futuro dos fumicultores da região sul


O deputado Frederico Antunes (PP), solicitou durtante audiência pública da Comissão da Agricultura realizada hoje (11), no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, que o governador Tarso Genro capitaneie uma comitiva de lideranças do setor fumageiro em audiência com a presidente Dilma Rouseff e o ministro Chefe da Casa Civil Antonio Palocci.

Frederico apelou a Tarso que agende esse encontro antes do final deste mês. "Está mais do que na hora de as autoridades federais se certifiquem das dificuldades vividas pela cadeia produtiva dos fumicultores, em especial pelos produtores", destacou. Fredetrico destacou também que o Governo Federal errou ao assinar a Convenção Quadro e errranovamente agora ao delegar poder e decisões a Anvisa.

Em 2010, a Anvisa publicou as consultas públicas de nº 112 e nº 117, solicitando à população que se manifeste sobre a revisão de duas resoluções: a RDC 46/2001, que proíbe aditivos como açúcares e aromatizantes nos produtos derivados do tabaco; e a RDC 335/2003, que propõe novas regras para as embalagens e materiais de propaganda desses produtos, proibindo a exposição do cigarro em estabelecimentos de venda, por exemplo. O prazo para o envio de críticas e sugestões à Anvisa se encerra em 31 de março.

Frederico Antunes lembra que proibir a adição de açúcares no tabaco significa que mais de 40 mil famílias produtoras do fumo de galpão (tipo burley) terão que parar de cultivar o produto. Atualmente no Rio Grande do Sul, existem cerca de 100 mil produtores de fumo, e a cadeia produtiva emprega aproximadamente 450 mil pessoas. Em 2010, a safra do umo no RS foi de 13 miltoneladas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Frederico: Parlamento irá participar de seminário sobre Faixa de Fronteira


A Assembleia Legislativa participará do 3º Seminário Faixa de Fronteira do Mercosul, que será realizado em Uruguaiana nos dias 24 e 25 de março. O convite foi encaminhado pela comissão organizadora ao presidente da Casa, deputado Adão Villaverde (PT) e ao deputado uruguaianense, Frederico Antunes (PP), nesta quinta-feira (10).

Além de garantir presença, o presidente Adão Villaverde e o deputado Frederico informaram que quatro comissões permanentes da Casa já confirmaram participação nos debates. De acordo com Frederico Antunes, a existência da chamada Faixa de Fronteira impõe limites ao desenvolvimento dos municípios da região. “É uma injusta faixa de exclusão, que atinge cerca de 200 municípios gaúchos, em especial os localizados na Fronteira Oeste do RS”, destacou.

Promovido pela Força Sindical, o evento, discute a necessidade de reduzir ou extinguir a chamada faixa de fronteira, área limítrofe de 150 quilômetros que abrange 11 estados brasileiros e dez países vizinhos. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior área delimitada: 49% do território, principalmente na região oeste. O presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia e a senadora Ana Amélia Lemos também devem participar do seminário.

Frederico Antunes participa de debate sobre restrições ao setor fumageiro


O deputado Frederico Antunes (PP) participa nesta sexta-feira (11), de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, em Santa Cruz do Sul. Na pauta, o debate sobre as consultas públicas nº 112 e nº117 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que afetam a produção fumageira do Estado. O encontro será realizado a partir das 9 horas, no Parque da Oktober Fest.

A Anvisa publicou, em 2010, a Consulta Pública nº 112 , com prazo até final de março, para críticas e sugestões relativas à proposta de revisão da RDC 46/2001, que trata sobre a proibição de aditivos nos produtos derivados do tabaco e outras normatizações. Também a Consulta nº 117, sobre a RDC 335/2003, que propõe novas regras para as embalagens e materiais de propaganda dos produtos derivados do tabaco restritos ao ponto de venda.

De acordo com o deputado Frederico, as reuniões e audiências públicas têm prazo para serem realizadas até o 31 de março. "Em Santa Cruz, vamos debater o assunto com produtores e representantes de órgãos públicos e entidades ligadas ao setor fumageiro. As medidas propostas pela Anvisa prejudicam milhares de agricultores gaúchos que produzem tabaco e têm na atividade sua principal fonte de renda”, finalizou Antunes.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Frederico: Comissão de Agricultura aprova audiência pública em Uruguaiana


Foi aprovada nesta quinta-feira (03/02), em reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, a realização de audiência pública conjunta com a Força Sindical, no município de Uruguaiana.

As especificidades das fronteiras como segurança, desequilíbrios econômico e tributário, além da migração social para as metrópoles, estarão entre os pontos a serem discutidos na reunião que ocorrerá dia 25 de março, na Câmara de Vereadores do município. O requerimento foi apresentado pelo deputado Frederico Antunes, Força Sindical-RS e Associação Força Verde.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão, deputado Chicão Gorski e os parlamentares, Frederico Antunes (PP), Altemir Tortelli (PT), Edegar Pretto (PT), Jeferson Fernandes (PT), Alceu Barbosa (PDT), Gerson Burmann (PDT), Lucas Redecker (PSDB) e Aloísio Classmann (PTB).

Frederico Antunes: Associação dos Arrozeiros assina convênio para arrumar estradas


A secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, atendendo pedido do deputado Frederico Antunes (PP), do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta e do prefeito Erasmo Silva, autorizou hoje (03/02), a cedência de máquinas e equipamentos pertencentes ao Departamento de Comando Mecanizado (DCM) para a Associação dos Arrozeiros de Alegrete.

Até o dia 30 de maio, estarão trabalhando no município, os seguintes equipamentos: um trator de esteira, um caminhão, uma pá carregadeira, uma motoniveladora, uma retoescavadeira e uma escavadeira hidráulica. Esses equipamentos servirão para recuperar as estradas vicinais em função do período da colheita do arroz. Segundo Frederico Antunes, “depois de concluídas as melhorias necessárias, faremos uma reavaliação da situação para elaborar um novo cronograma”, explicou.

Frederico disse ainda que o Governo do Estado, através do secretário com o secretário Ivar Pavan, se mostrou sensível às necessidades do Alegrete e da Fronteira Oeste ao agilizar a liberação de máquinas, veículos e equipamentos.

O presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Henrique Dornelles agradeceu o empenho do deputado Frederico e do secretário Afonso Motta na liberação dos equipamentos. “Mais uma vez, temos de destacar o trabalho do deputado Frederico Antunes, um incansável batalhador pelas causas da Fronteira, sejam elas na agricultura, saúde e educação”. destacou.

Legenda: Deputado Frederico Antunes (PP) e o presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Henrique Dornelles participam de audiência com o secretário de Desevolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan e com o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta. Na pauta a asinatura de convênio para cedência de máquinas do DCM para o município de Alegrete.

Crédito: Cristiano Guerra / AL.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Frederico: Reunião encaminha voto favorável da oposição ao projeto que prevê combate às drogas


A oposição na Assembleia Legislativa deverá votar a favor do projeto de lei 38/2011 que institui diversas estruturas que objetivarão mecanismo para o combate às drogas no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito esta manhã (02/03) depois da reunião realizada no gabinete do deputado Frederico Antunes (PP). Participaram do encontro, o secretário Fabiano Pereira, a líder do Governo Tarso Genro no Parlamento, deputada Míriam Marroni (PT); o líder da bancada do PSDB, deputado Jorge Pozzobon (PSDB), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Edson Brum (PMDB).

O PL 38 institui o Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, além do Conselho Estadual sobre Drogas, o Fundo Estadual sobre Drogas e o Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, órgãos ligados à Secretaria da Justiça e Direitos Humanos. "O governo aceitou as emendas propostas por nós ao projeto. Trata-se de um exemplo de que a oposição estará sempre ao lado dos projetos de real interesse do Estado, através de uma postura parlamentar responsável”, afirmou Frederico Antunes.

Segundo o deputado, “é fundamental que todos tenham sensibilidade para apreciar e votar de acordo com reais interesses do Rio Grande do Sul”.

Frederico Antunes: Banco do Brasil vai priorizar prorrogação de empréstimos vencidos

O deputado Frederico Antunes (PP) manteve audiência hoje (02/03), com o superintendente do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, José Carlos Reis da Silva, para debater a respeito do andamento da prorrogação dos Empréstimos do Governo Federal (EGF) dos produtores gaúchos de arroz. Silva informou que, a partir de hoje, foi determinada total prioridade em todas as agências do banco para os empréstimos já vencidos. Este detalhe não constava da normativa informada na semana passada pelo Governo Federal. A primeira etapa do processo prevê a identificação dos empréstimos vencidos para posterior autorização de prorrogação.

Frederico Antunes considera o anúncio do Banco do Brasil muito importante: “Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul enfrentam sérias dificuldades que merecem total apoio do governo e das instituições financeiras. A sinalização do Banco do Brasil é mais uma variável que, somada a outras medidas, poderá minimizar os obstáculos enfrentados pelos agricultores”, acrescentou.

O parlamentar progressista advertiu sobre as graves consequências no caso de um agravamento da crise. “O setor orizícola é um dos mais importantes na cadeia produtiva gaúcha e fundamental na economia de inúmeras comunidades. Por isso, somente a união de dirigentes, parlamentares e órgãos públicos poderá viabilizar uma solução a curto e médio prazos”, concluiu Frederico Antunes.

Frederico integra Subcomissão do Polo Naval


Foi aprovada por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (2), o pedido do Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer (PT) para a criação de uma Subcomissão para tratar do Polo Naval em Rio Grande. Presidida pelo Deputado Estadual Adilson Troca (PSDB), a reunião da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável ocorreu na sala Alberto Pasqualini da AL.

A justificativa para a instalação da subcomissão pela importância que o investimento do Polo Naval resultará para a cidade do Rio Grande e região. “Segundo estudo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a estimativa é que em 2024 a construção de cascos e a montagem de plataformas de petróleo possam movimentar US$ 26 bilhões em bens e serviços e gerar até 760 mil empregos diretos e indiretos”, destacou Lindenmeyer.

O deputado Frederico Antunes (PP) declarou o seu apoio a proposta e foi o primeiro a manifestar interesse em participar da subcomissão “Concordo plenamente com a criação da Subcomissão. É uma pauta que envolve geração de emprego e renda e a discussão será muito pertinente”, avaliou.

A Subcomissão será presidida por Alexandre Lindenmeyer (PT) e contará com as participações dos deputados Frederico Antunes (PP), Adilson Troca (PSDB), José Sperotto (PTB), Luis Lauermann (PT).